CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Chiado, Santo António, Misericórdia e Estrela são os bairros mais caros de Lisboa

21 de junho de 2021

Chiado, Santo António, Misericórdia e Estrela são os bairros mais caros de Lisboa, onde o preço médio dos imóveis nos bairros mais caros de Lisboa é de 900.000 euros, revela estudo da Engel & Völkers.

Segundo dados das operações da rede alemã de mediação imobiliário de luxo Engel & Völkers (E&V) de 2020, o Chiado é o bairro de Lisboa mais valorizado, apresentando um preço de 10.000 euros/m2, sendo também um dos mais procurados para habitação. Seguem-se os bairros de Santo António (5395 euros/m2), Misericórdia (5058 euros/m2) e Estrela (4347 euros/m2).

Segundo a empresa, no ranking dos bairros mais caros de Lisboa, o preço médio dos imóveis é de 900.000 euros. Actualmente, a E&V tem para venda mais de 150 imóveis pertencentes a estes bairros.

Apesar de nos últimos cinco anos a capital portuguesa tem sido consecutivamente galardoada com prémios de turismo, colocando Lisboa como um dos destinos preferidos pelos estrangeiros, 65% dos investimentos em Lisboa ainda são de clientes portugueses.

Os bairros de Lisboa mais procurados para habitação

Segundo dados da Engel & Volkers, os bairros do Chiado, Bairro Alto, Graça, Alfama, Príncipe Real, Avenidas Novas, Belém, Parque das Nações ou da Estrela são os bairros mais procurados por clientes que apostam na capital portuguesa para viver ou fazer investimentos imobiliários.

Os bairros do centro da cidade, como Chiado ou Príncipe Real, são frequentemente apontados como os locais mais na voga em Lisboa. Zona de restaurantes, bares, galerias de arte e boutiques tornam estes bairros nas zonas mais procuradas para residência. O preço por metro quadrado na zona do Chiado pode exceder os 10 000 euros.

Ao contrário de outras zonas de Lisboa, Belém situa-se nas margens do rio e desfruta de vistas da Ponte 25 de Abril e Estuário do Tejo, ostentando parques verdes e espaços abertos. Belém é também o lar de muitas das atrações turísticas mais emblemáticas da cidade, incluindo a Torre de Belém, tornando-se por isso um local privilegiado para residir. O preço por metro quadrado desta zona ronda os 4000 euros.

O Parque das Nações é um bairro moderno e que tem florescido desde a sua construção original para a Expo '98. Com uma arquitectura contemporânea e grande uma variedade de bares, restaurantes e centros comerciais, o Parque das Nações possui vários parques e um passeio pedonal à beira-rio. Além disso, apresenta boas ligações de transporte para o centro da cidade, tornando-o assim um dos bairros mais apetecíveis. É actualmente um dos bairros mais procurados para arrendamento. O preço por metro quadrado desta zona ronda os 4300 euros.

O bairro de Avenidas Novas é local de espaçosos apartamentos, populares entre os profissionais da classe média e classe média alta. A arquitectura local consiste em designs modernos com alguns edifícios de escritórios bastante impressionantes. Além disso, a proximidade à zona antiga faz deste bairro um local muito atrativo para viver. É atualmente um dos bairros mais procurados para arrendamento. O preço por metro quadrado desta zona ronda os 4700 euros.

Pertencente à zona histórica da cidade, o bairro da Estrela prima pela sua imponente basílica e pelo reconhecido jardim. Tradicionalmente uma zona habitada pela classe alta, apresenta uma tranquilidade surpreendente, ainda que localizado dentro da cidade. O preço por metro quadrado desta zona ronda os 4300 euros.

T2 é a tipologia de apartamento mais procurada em Lisboa

A maioria dos negócios registados no ano passado pela Engel & Volkers, foram apartamentos T2 com aproximadamente 85m2 no arrendamento e 82m2 na venda. Elevador, garagem e acesso a espaços exteriores (varanda ou terraço) fazem partes das preferências de compra de apartamentos em Lisboa. Os clientes procuram também casas com espaços verdes envolventes e bons acessos a transportes públicos.

“Em Lisboa, pela sua tipologia urbana, a maior parte dos investimentos são em apartamentos. Mas com a pandemia registamos uma forte procura por propriedades na periferia da cidade. Casas com zonas verdes envolventes, jardins, varandas ou sala de escritório são agora o mais importante para os investidores” explica Vanessa Moreira, responsável pelo Market Center de Lisboa na Engel & Volkers, ao acrescentar que “a maioria das empresas em Portugal está a aplicar modelos futuros de teletrabalho e nesse sentido muitos millennials procuram lugares onde possam combinar actividades outdoor e trabalho remoto. Tendo em conta este cenário, prevemos que os preços de imóveis residenciais aumentem significativamente em 2021 devido ao aumento da procura, mas também espectamos que a idade média dos compradores continue a diminuir”.