CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Casas na zona de Cascais e Estoril são as mais caras do concelho

16 de agosto de 2021

Segundo o Guia de Zona da União das Freguesias de Cascais e Estoril, lançado hoje pela Reatia, plataforma de inteligência artificial para o imobiliário, esta é a freguesia com moradias mais caras do concelho de Cascais.

Para além de ser, das quatro freguesias do concelho, a zona com mais imóveis no mercado (6 712), esta freguesia tem também os preços mais elevados quando comparada com as restantes três, na hora de investir na compra de um apartamento ou uma moradia.

A União das Freguesias (UF) de Cascais e Estoril é líder indiscutível no que respeita à oferta de negócios imobiliários no concelho de Cascais. Mais de 50% dos imóveis do concelho estão localizados aqui. O mercado imobiliário residencial é bastante forte nesta localização, já que a UF de Cascais e Estoril oferece mais moradias do que a soma deste tipo de imóvel nas três restantes freguesias do concelho (Alcabideche, Carcavelos e Parede, e São Domingos de Rana). O mesmo acontece com os apartamentos.

Com 425 espaços comerciais no mercado é, das quatro freguesias, a que regista mais oportunidades de negócio com este tipo de imóvel. Na Riviera Portuguesa há 3 664 apartamentos, 2 068 moradias e 450 terrenos. A tipologia T3 é a que detém maior quota de mercado, com 1 268 apartamentos disponíveis, seguida da tipologia T2, com 1218 apartamentos.

Segundo a Reatia, um apartamento de tipologia T1 é o que apresenta o preço m² médio mais baixo, em 4301 euros. Com o preço m² médio da tipologia T2 a fixar-se em 4 409 euros, um apartamento de 90 m² poderá custar perto de 400 000 euros. No caso da tipologia T3, o preço m² médio é de 4698 euros, o que significa que um apartamento de 115 m² terá um custo aproximado de 540 000 euros.

No que respeita ao arrendamento, o market report da Reatia indica que arrendar um imóvel de tipologia T3 pode ser mais vantajoso no caso de preferir uma moradia a um apartamento. Neste caso, é possível arrendar uma moradia T3 pelo preço médio de 2 502 euros, enquanto que o valor sobe para 2 617 euros, no caso do apartamento. Nas restantes tipologias, os apartamentos apresentam preços médios mais vantajosos que as moradias. A título de exemplo, um apartamento T2 apresenta um preço médio de 1 665€, enquanto uma moradia apresenta um preço médio superior em 401 euros.

Estes e outros dados sobre a União das Freguesias de Cascais e Estoril foram divulgados hoje no Guia de Zona da União das Freguesias de Cascais e Estoril, lançado hoje pela Reatia. Os Guias de Zona são relatórios lançados quinzenalmente com informação sobre o mercado imobiliário de uma freguesia.