CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Carcavelos e Parede lideram as freguesias mais procuradas para comprar e arrendar casa

28 de julho de 2020

No 2º trimestre deste ano, os preços das casas em Portugal subiram 0,5% face ao trimestre anterior, fixando-se em 2.070 euros/m2. As freguesias de Carcavelos e Parede lideram as pesquisas quer para comprar quer para arrendar.

De acordo com os dados do índice de preços do idealista, o mercado imobiliário continua activo, mesmo em tempos de pandemia de Covid-19, apesar de evoluir a velocidades diferentes, quer no mercado de compra e venda quer de arrendamento. O estudo foca-se nos municípios mais caros e procurados para comprar e arrendar casa em Portugal entre Abril e Junho de 2020.

A liderar a lista dos municípios mais caros para comprar ou arrendar casa (preço unitário por m2) encontra-se a freguesia de Santo António, em Lisboa, que inclui a Avenida da Liberdade e áreas adjacentes. Cascais e Estoril são, no entanto, as zonas onde os imóveis anunciados para venda e arrendamento no idealista são mais caros.

Apesar de nas pesquisas de imóveis, Carcavelos e Parede são as mais procuradas, quer para comprar quer para arrendar, as zonas que recebem mais contactos são, no entanto, Queluz e Belas, no caso da compra de casas, e Lumiar, no caso do mercado de arrendamento.

As freguesias que encabeçam o top 10 do ranking de preços médios por m2 (euros/m2) encontram-se maioritariamente em Lisboa, isto no que diz respeito ao mercado residencial de venda de imóveis. Santo António (6.539 euros), Misericórdia (6.204 euros) e Avenidas Novas (5.676 euros), por esta ordem, ocupam os três lugares da tabela. 

No entanto, analisando o preço total o cenário muda, sendo Cascais e Estoril a freguesia com as casas mais cara do país (1.036.805 euros). Seguem-se no ranking Almancil (894.907 euros), Avenidas Novas (857.739 euros) e Aldoar-Foz do Douro–Nevogilde (849.032). De referir que apenas quatro freguesias da capital se encontram no top 10. 

Quanto aos preços praticados no mercado de arrendamento – preço unitário por m2 –, destaque para o facto de haver nove freguesias de Lisboa no top dez, sendo o pódio ocupado por Santo António (16,35 euros), Santa Maria Maior (15,73 euros) e Misericórdia (15,52 euros), por esta ordem. 

Cascais e Estoril é a única freguesia fora da capital que se encontra no top dez da lista relativa ao preço unitário por m2, isto apesar de ser a mais cara para arrendar casa. Tendo em conta o preço total, destaque para o facto da freguesia de Aldoar-Foz do Douro–Nevogilde surgir no segundo lugar (1.696 euros), estando à frente, por exemplo, das lisboetas Avenidas Novas, Santo António e Parque das Nações. 

A lista de procura é liderada como já referido por Carcavelos e Parede, com 3,88 pontos. Algés-Linda-a-Velha-Cruz Quebrada-Dafundo (3,25), Queluz e Belas (3.04) e Charneca da Caparica e Sobreda (2,81) completam o top quatro, que demonstra que muitas pessoas estão a procurar casa nos arredores da capital. 

De referir, no entanto, que as casas que estão anunciadas no idealista que receberam mais contactos no período em causa encontra-se sobretudo em Queluz e Belas (2,93 pontos). Lumiar (2,59), Algueirão-Mem Martins (2,51) e Charneca da Caparica e Sobreda (2,42) completam o top quatro. 

O relatório indica ainda que Penha de França, em Lisboa, e Amora, no Seixal, constarem no top 10 das freguesias com mais contactos.