CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Proprietários poupam entre 863 e 1160€ por ano se aderirem ao PAA e as famílias 1176€

1 de julho de 2019

Os proprietários ao aderirem ao Programa de Arrendamento Acessível (PAA) terão um benefício médio anual entre os 863 euros por ano no cenário mais penalizador e de 1160 euros no cenário mais favorável. A esta vantagem acresceria a redução do risco ao abrigo deste programa.

A simulação foi realizada pela Century 21 Portugal com base numa amostra aleatória de 119 casos reais de arrendamento, efectuados nos primeiros cinco meses deste ano na rede da marca, para tentar identificar as principais vantagens para senhorios e arrendatários, ao abrigo deste programa de incentivo ao arrendamento.

Tendo em conta as simulações efectuadas, com contratos de arrendamento celebrados este ano, em mais de metade dos casos os proprietários teriam claros benefícios em aderir ao PAA, mesmo tendo em conta a contratação do seguro obrigatório e sem contabilizar a vantagem decorrente de uma possível isenção de IMI por parte dos municípios respectivos.

No que respeita à procura, e tendo em conta somente o universo de habitações com custos de seguros ao preço actual de mercado, as vantagens de adesão ao PAA são evidentes, dado que o número de famílias abrangido seria de 71. A adesão ao PAA representaria para as famílias uma poupança média de 1176 euros por família.

Segundo Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal, "apesar de este programa não ser uma solução para todos os proprietários nem para todos os inquilinos - em particular nas zonas de maior pressão turística - esta simulação conclui que num número muito significativo de casos esta opção poderá ser vantajosa, tanto para os proprietários como para as famílias arrendatárias. Outro aspecto positivo que o PAA revela passa pelo estímulo à profissionalização do mercado de arrendamento em Portugal - que actualmente atinge níveis de informalidade muito preocupantes – dado que a opção de formalização dos contratos de arrendamento com o PAA, os benefícios fiscais e de segurança, são factores que compensam abandonar a prática de não efectuar contratos de arrendamento formais e registados, o que aporta maior rigor e transparência ao mercado, aumenta a segurança para os proprietários e arrendatários, e promove a eficiência fiscal".

A Century 21 Portugal considera, por isso, que a adesão a este programa deve ser ponderada e analisada, caso a caso. A marca está já a formar a sua rede de consultores imobiliários para poder prestar todos os esclarecimentos sobre o Programa de Arrendamento Acessível, quer aos proprietários, quer às famílias.