
Cidade da Guarda. Foto CMG
Guarda lidera aceleração dos preços da habitação em 2025
O mercado imobiliário português registou em 2025 uma aceleração generalizada do crescimento dos preços das casas, segundo um estudo divulgado pela eXp Portugal. A análise revela que os preços aumentaram, em média, 1,0% por mês ao longo de 2025, acima dos 0,8% registados em 2024, sinalizando um reforço da dinâmica do sector.
O estudo comparou a taxa média mensal de crescimento dos preços ao longo de 2025 com a verificada no ano anterior, permitindo identificar os mercados onde o ritmo de valorização mais se intensificou. A nível nacional, os dados apontam para uma aceleração gradual, mas abrangente, do mercado habitacional.
Distritos
A Guarda destacou-se como o distrito com o crescimento médio mensal mais elevado em 2025, fixado em 1,9%, seguida de Castelo Branco (1,7%). Setúbal apresentou igualmente um desempenho robusto, com uma subida média mensal de 1,6%, enquanto Viseu (1,5%) e Santarém (1,4%) completam o grupo dos mercados com maior dinamismo.
Na comparação directa com 2024, a Guarda volta a liderar a aceleração do crescimento, passando de uma taxa média mensal de apenas 0,2% para 1,9% em 2025, o que representa um aumento de 1,7 pontos percentuais. Castelo Branco registou uma evolução semelhante, de 0,1% para 1,7%. Viseu viu o ritmo de crescimento subir de 0,6% para 1,5%, e Viana do Castelo de 0,2% para 1,1%, ambos com uma aceleração de 0,9 pontos percentuais.
Em sentido contrário, apenas alguns mercados registaram um abrandamento do ritmo de valorização. O Porto apresentou um crescimento médio mensal de 0,8% em 2025, abaixo dos 1,2% de 2024. Vila Real desacelerou de 0,8% para 0,4%, enquanto Évora registou uma descida mais moderada, de 1,4% para 1,0%.
Citado no estudo, o director da eXp Portugal, João Miguel Louro, sublinha que “o aumento do crescimento médio mensal reflecte uma procura sustentada, mais do que volatilidade de curto prazo”. O responsável destaca ainda que o reforço do dinamismo não se limita às grandes cidades, mas está a ser impulsionado por vários mercados regionais, “apontando para uma perspectiva de mercado mais equilibrada e resiliente” em Portugal.
O estudo da eXp Portugal teve por base dados sobre preços das casas obtidos do portal Idealista. A análise baseia-se na variação média mensal registada durante 2024 e 2025.













