CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Entrevistas

Sylvie Santos, Directora do desenvolvimento territorial do Grupo Réalités

Grupo francês Réalités chega a Portugal para investir milhões

27 de fevereiro de 2023

Os investidores estrangeiros continuam a apostar em Portugal, o grupo francês Réalités chegou ao nosso país no final de 2022 e quer investir alguns milhões.

Trazem de França a experiência de conceitos inovadores de utilização e soluções imobiliárias, atravês de uma filosofia de "inteligência territorial". Já iniciaram a sua actividade com um projecto em Carcavelos e Sylvie Santos, Directora do desenvolvimento territorial do Grupo Réalités, em entrevista ao Diário Imobiliário assegura que o mercado português oferece muitas oportunidades.

Numa altura em que o país vive um momento de alterações na Habitação com as medidas avançadas pelo Governo no programa ‘Mais Habitação’, Sylvie avança que o Grupo Réalités está disposto a particiapar, realizando parcerias com as autarquias ou mesmo a Santa Casa da Misericordia que na sua opinião, possui muito património em mau estado, e criar em conjunto a reabilitação dos mesmos com a possibilidade por exemplo de ter 30% dessas habitaçoes para rendas acessíveis, ou 30% para coliving.

Quando é que o Grupo Réalités chegou a Portugal?

O Grupo Réalités chegou a Portugal no final de 2022.

Qual é o objectivo de investir no nosso país?

Réalités é um grupo de desenvolvimento territorial focado nas pessoas, funciona como uma ponte entre conceitos inovadores de utilização e soluções imobiliárias. Através da nossa filosofia de "inteligência territorial", estamos empenhados em combinar a gestão da utilização e a gestão do projecto, a fim de garantir que os territórios tenham projectos que contribuam para o seu desenvolvimento a longo prazo. É por isso que desejamos oferecer o nosso know-how com uma mão-de-obra qualificada que Portugal oferece crescimento económico e oportunidades de negócio.

Quais as potencialidades e oportunidades que encontram no nosso mercado?

O mercado português oferece muitas oportunidades com uma economia em crescimento nos últimos anos, o que proporciona um ambiente favorável aos investidores de todo o mundo.

Possui uma qualidade de vida conhecida pelo seu clima, praias, cultura acolhedora, gastronomia e excelentes universidades.

Com um mercado imobiliário em crescimento, os preços continuam a subir e há pouca oferta, em 2022 existiam apenas 47.000 casas disponíveis em Portugal.

O envelhecimento da população e a procura de habitação adaptada às necessidades das pessoas idosas está em constante aumento. Existe actualmente uma carência de 55.000 camas em todo o país.

No sector público universitário, há camas para apenas 14% dos alunos.

Que projectos estão a desenvolver em Portugal e quais os que estão planeados?

Temos muito orgulho em apresentar o nosso primeiro projecto localizado num dos locais mais atractivos de Carcavelos, com sete apartamentos e duas lojas, concebidos para oferecer o melhor conforto e eficiência. Vamos comercializar o mesmo muito em breve... Temos outros projectos em estudo, mas, de momento, concentrar-nos-emos em Carcavelos.

O grupo concentra-se em projectos de construção sustentável, residências de estudantes, idosos, desporto, reabilitação, escritórios e planeamento urbano. Pretende também investir nestes segmentos em Portugal?

Sim, é claro que pretendemos investir em todos estes segmentos em Portugal, porque existe uma procura muito forte. A Réalités está particularmente empenhada no ambiente: graças à nossa estratégia de carbono, desde Janeiro de 2022 a Réalités tem sido o primeiro promotor territorial neutro em termos de carbono em França e esperamos fazer o mesmo em Portugal. Estamos a medir toda a nossa pegada de carbono, reduzindo a nossa intensidade de carbono por metro quadrado criada em 41% entre 2020 e 2031 - uma trajectória mais ambiciosa do que a imposta pelos regulamentos - e desde 2022 temos vindo a compensar toda a nossa pegada de carbono directo e residual durante os próximos cinco anos. A nossa visão é servir o interesse público, é o senso comum. Somos sensíveis à qualidade de vida dos habitantes de cada território e os nossos valores são Respeito, Agilidade, Compromisso e Optimismo, estamos empenhados em ser "úteis, agora.

Quanto planeiam investir nos próximos anos?

Alguns milhões...

Que dificuldades encontrou?

As dificuldades encontradas são, sem dúvida, a obtenção de licenças e a burocracia.... Entre o momento em que se decide construir e o fim da obra, pode levar anos, mas somos pessoas resilientes e positivas; acreditamos que vai mudar porque tem de mudar!

Para além de Portugal, em que outros países estão presente?

Somos uma empresa francesa de Nantes e estamos presentes em França desde 2003, em Marrocos desde 2018 e no Senegal desde 2021.