Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Entrevistas
Sylvie Santos, Directora do desenvolvimento territorial do Grupo Réalités

Sylvie Santos, Directora do desenvolvimento territorial do Grupo Réalités

Grupo francês Réalités chega a Portugal para investir milhões

27 de fevereiro de 2023

Os investidores estrangeiros continuam a apostar em Portugal, o grupo francês Réalités chegou ao nosso país no final de 2022 e quer investir alguns milhões.

Trazem de França a experiência de conceitos inovadores de utilização e soluções imobiliárias, atravês de uma filosofia de "inteligência territorial". Já iniciaram a sua actividade com um projecto em Carcavelos e Sylvie Santos, Directora do desenvolvimento territorial do Grupo Réalités, em entrevista ao Diário Imobiliário assegura que o mercado português oferece muitas oportunidades.

Numa altura em que o país vive um momento de alterações na Habitação com as medidas avançadas pelo Governo no programa ‘Mais Habitação’, Sylvie avança que o Grupo Réalités está disposto a particiapar, realizando parcerias com as autarquias ou mesmo a Santa Casa da Misericordia que na sua opinião, possui muito património em mau estado, e criar em conjunto a reabilitação dos mesmos com a possibilidade por exemplo de ter 30% dessas habitaçoes para rendas acessíveis, ou 30% para coliving.

Quando é que o Grupo Réalités chegou a Portugal?

O Grupo Réalités chegou a Portugal no final de 2022.

Qual é o objectivo de investir no nosso país?

Réalités é um grupo de desenvolvimento territorial focado nas pessoas, funciona como uma ponte entre conceitos inovadores de utilização e soluções imobiliárias. Através da nossa filosofia de "inteligência territorial", estamos empenhados em combinar a gestão da utilização e a gestão do projecto, a fim de garantir que os territórios tenham projectos que contribuam para o seu desenvolvimento a longo prazo. É por isso que desejamos oferecer o nosso know-how com uma mão-de-obra qualificada que Portugal oferece crescimento económico e oportunidades de negócio.

Quais as potencialidades e oportunidades que encontram no nosso mercado?

O mercado português oferece muitas oportunidades com uma economia em crescimento nos últimos anos, o que proporciona um ambiente favorável aos investidores de todo o mundo.

Possui uma qualidade de vida conhecida pelo seu clima, praias, cultura acolhedora, gastronomia e excelentes universidades.

Com um mercado imobiliário em crescimento, os preços continuam a subir e há pouca oferta, em 2022 existiam apenas 47.000 casas disponíveis em Portugal.

O envelhecimento da população e a procura de habitação adaptada às necessidades das pessoas idosas está em constante aumento. Existe actualmente uma carência de 55.000 camas em todo o país.

No sector público universitário, há camas para apenas 14% dos alunos.

Que projectos estão a desenvolver em Portugal e quais os que estão planeados?

Temos muito orgulho em apresentar o nosso primeiro projecto localizado num dos locais mais atractivos de Carcavelos, com sete apartamentos e duas lojas, concebidos para oferecer o melhor conforto e eficiência. Vamos comercializar o mesmo muito em breve... Temos outros projectos em estudo, mas, de momento, concentrar-nos-emos em Carcavelos.

O grupo concentra-se em projectos de construção sustentável, residências de estudantes, idosos, desporto, reabilitação, escritórios e planeamento urbano. Pretende também investir nestes segmentos em Portugal?

Sim, é claro que pretendemos investir em todos estes segmentos em Portugal, porque existe uma procura muito forte. A Réalités está particularmente empenhada no ambiente: graças à nossa estratégia de carbono, desde Janeiro de 2022 a Réalités tem sido o primeiro promotor territorial neutro em termos de carbono em França e esperamos fazer o mesmo em Portugal. Estamos a medir toda a nossa pegada de carbono, reduzindo a nossa intensidade de carbono por metro quadrado criada em 41% entre 2020 e 2031 - uma trajectória mais ambiciosa do que a imposta pelos regulamentos - e desde 2022 temos vindo a compensar toda a nossa pegada de carbono directo e residual durante os próximos cinco anos. A nossa visão é servir o interesse público, é o senso comum. Somos sensíveis à qualidade de vida dos habitantes de cada território e os nossos valores são Respeito, Agilidade, Compromisso e Optimismo, estamos empenhados em ser "úteis, agora.

Quanto planeiam investir nos próximos anos?

Alguns milhões...

Que dificuldades encontrou?

As dificuldades encontradas são, sem dúvida, a obtenção de licenças e a burocracia.... Entre o momento em que se decide construir e o fim da obra, pode levar anos, mas somos pessoas resilientes e positivas; acreditamos que vai mudar porque tem de mudar!

Para além de Portugal, em que outros países estão presente?

Somos uma empresa francesa de Nantes e estamos presentes em França desde 2003, em Marrocos desde 2018 e no Senegal desde 2021.