CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

O futuro hospital do Grupo Trofa Saúde - Imagem DR

Grupo Trofa Saúde investe 50 M€ na construção de hospital em Penafiel

1 de março de 2023

O investimento do grupo Trofa Saúde na nova unidade hospitalar vai criar mais de 400 postos de trabalho, 120 postos de trabalho directos e 300 indirectos.

O Município de Penafiel acordou com o grupo económico “Trofa Saúde”, a construção de um hospital privado em Penafiel, no âmbito do Regulamento de Concessão de Apoio ao Investimento Estratégico (RCAIE).

O equipamento irá localizar-se na freguesia de Guilhufe e Urrô, com uma área bruta de construção de 12.000m2, num investimento estimado de 50 milhões de euros, a ser executado num prazo de 5 anos.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, eleito pela coligação PSD/CDS-PP,  “É uma óptima notícia para Penafiel e para a região. Este investimento vai assegurar o reforço da rede de cuidados de saúde no nosso território, que é tão necessária, pela grande sobrecarga que o Hospital Padre Américo sofre diariamente, mas também para reduzir a necessidade dos nossos concidadãos se deslocarem para concelhos limítrofes para aceder a serviços de saúde privados. Este novo equipamento vai ainda contribuir para o desenvolvimento do nosso tecido empresarial e gerar postos de emprego, muitos deles qualificados. Penafiel e os Penafidelenses vão ficar a ganhar” - sublinhou o autarca


Imagens CM de Penafiel


Prevê-se que a futura unidade hospital realiza 205.000 atendimentos, 26.300 atendimentos de urgência, 148.000 análises clínicas, 49.000 exames de imagiologia, 6.070 diárias de internamento e 1.500 cirurgias, atingindo um volume de negócios anual médio de 20 milhões de euros.

A nova Unidade contará com todas as valências da prestação de cuidados de saúde, ambulatório, bloco operatório, urgência de adultos, internamento, laboratório e serviços de imagiologia e radiologia, de acordo com o Grupo Trofa Saúde.

O Trofa Saúde detém uma rede integrada de 18 hospitais privados, já servindo uma população superior a 4 milhões de habitantes, com particular implantação no Norte do País.