CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Funchal - Imagem de Erik Karits - Pixabay

Funchal é o concelho com maior dinamismo económico

16 de novembro de 2022

A capital da Região Autónoma da Madeira está no ‘top’ dos municípios em termos de dinamismo económico. A informação é dada pelo sítio Municípios Online, local onde é possível observar e comparar os diferentes concelhos do país segundo várias perspectivas de análise. Os ratings concelhios “são métricas criadas pela Marktest desde 2014 que pretendem dar ferramentas às entidades locais ou às empresas com dispersão regional, ao permitir observar de forma rápida e intuitiva os principais pontos fortes e fracos de cada concelho”.

A análise do rating de dinamismo económico para a edição de 2022 permite verificar que o concelho de Funchal é o que regista um valor mais elevado. Numa escala de 1 a 20, obtém 14,7. O concelho do Funchal mantém a primeira posição alcançada em 2021, então ex-aequo com Albufeira, depois de também em 2015 ter ocupado o lugar cimeiro deste rating.



Uma evolução notável, de 2021 para 2022, é o caso do concelho de Aveiro, que subiu três posições no ranking, passando da 5ª para a 2ª posição, com uma pontuação de 14,6, assim como Guimarães, que também sobe da 5ª para a 3ª posição, com 14,5.

Albufeira, que liderou este indicador entre 2017 e 2021, baixa para quarto lugar, com um rating de 14,3.

Quatro concelhos ocupam a 5ª posição, com um rating de 14,2: Braga (que mantém a posição do ano anterior), Leiria (que sobe da 9ª posição), Loulé (que baixa da 3ª posição) e Viana do Castelo (que também baixa da 4ª posição).