
Debora Santamaría, CFO da Castellana Properties.
Fitch sobe rating da Castellana Properties
A Fitch Ratings elevou a notação de crédito da Castellana Properties de 'BBB-' para 'BBB', mantendo perspectiva estável. A agência justifica a revisão com a evolução do perfil de negócio da empresa, após a aquisição de cinco activos em Portugal e do centro comercial Bonaire, em Valência, que reforçaram a diversificação do portefólio e consolidaram Portugal como segundo mercado estratégico, a par de Espanha.
As operações foram financiadas através da alienação da participação na Lar España, do apoio do accionista Vukile Property Fund e de crédito bancário, permitindo substituir dividendos subordinados por receitas estáveis de rendas e reforçar os fluxos de caixa.
Recorde-se que a Castellana Properties possui em Portugal os seguintes activos: RioSul Shopping (Seixal), o LoureShopping (Lourres), a 8ª Avenida (São João da Madeira), o Forum Madeira (Funchal, Madeira) e, ainda, 50% da sociedade do Alegro Sintra.
Segundo a Fitch, o desempenho da carteira mantém-se sólido, beneficiando da recuperação da afluência aos centros comerciais e do crescimento das vendas dos lojistas. A diversificação reduziu a dependência dos principais inquilinos, que representam agora 23,8% das rendas, face a 37% em 2024.
A agência salienta ainda a estabilidade dos contratos, com duração média de 2,5 anos, suportada por mais de 280 novos contratos e renovações em 2025, bem como indicadores de custos de ocupação considerados robustos.
A Castellana Properties é uma Socimi (Sociedade Anónima Cotada de Investimento no Mercado Imobiliário) especializada no sector imobiliário de retalho (shopping centers e parques comerciais). Está cotada na bolsa espanhola e pertence em grande parte ao fundo sul-africano Vukile Investments.