CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto Garcia Garcia

Finieco amplia unidade industrial em Santo Tirso

27 de setembro de 2022

A Finieco, um dos principais players europeus do sector de soluções de packaging comercial e alimentar, adjudicou à à empresa Garcia Garcia, o projecto de design & build para a ampliação da sua unidade de produção, no Parque Empresarial da Ermida, em Santo Tirso. 

Especializada em edifícios industriais e logísticos, a construtora nacional tem a cargo a execução da obra, cujo projecto se desenvolve em duas fases. A primeira, já concluída, incidiu na ampliação da área de produção e a segunda fase, já iniciada, prevê a construção de um moderno armazém automático. 

O forte investimento em inovação e tecnologia, assim como a aposta na sustentabilidade da sua operação tornam a Finieco numa referência do sector do papel e do packaging. Com o desenvolvimento registado pela empresa nos últimos anos, pautado por um incremento significativo da procura atual e da procura que projeta, tendo em conta a alteração dos padrões dos consumidores que procuram uma alternativa ao plástico, a empresa avançou para o desenvolvimento da sua unidade fabril.


Foto D.R.

Foto D.R.


Projecto desenvolvido em duas fases

A primeira fase de execução do projecto, já concluída, consistiu na construção de uma unidade fabril com 3.200 m2 destinada à produção. 

No que respeita à segunda fase do projecto, já iniciada, a mesma consiste na construção de nave industrial de logística com 8.150 m2 e uma altura de 25 m, que irá integrar um armazém totalmente automatizado. Este investimento tem como principal objetivo potenciar a capacidade de armazenagem da Finieco, assim como a eficiência do processo de stockagem e logística, reforçando, consequentemente, o seu posicionamento enquanto líder no mercado.

Igualmente prevista está a construção de novas zonas administrativas e sociais, de suporte à actividade da zona exterior envolvente, assim como a instalação de um avançado Sistema de Combate a Incêndios e todos os arranjos adjacentes, como arruamentos, parques de estacionamento, entre outros. A conclusão dos trabalhos está prevista para o fim do ano.

Fundada em 1998 e instalada em Santo Tirso, a Finieco produz diariamente mais de dois milhões de embalagens, exportando mais de 90% da sua produção para todos os continentes, tendo presença directa em mais de 40 países, destacando-se o acelerado desenvolvimento no mercado norte-americano.