CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Hub Criativo do Beato

Financial Times distingue Fábrica de Unicórnios como um dos melhores programas da Europa

15 de março de 2024

O ranking Europe’s Leading Start-up Hubs 2024, elaborado pelo Financial Times e pela Statista, distinguiu o projecto Unicorn Factory Lisboa como um dos 10 melhores programas de incubação de empresas tecnológicas na Europa, de uma lista de 125 vindos de 19 países.

O projecto Unicorn Factory Lisboa foi lançado em 2022 pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa e, desde então, já permitiu atrair 54 novos centros tecnológicos para Lisboa, que vão criar mais de 10.000 postos de trabalho altamente qualificados na capital. A Fábrica de Unicórnios permitiu também triplicar o número de empresas tecnológicas incubadas e está a criar vários centros especializados, alguns já em funcionamento, como o Gaming Hub inaugurado em Dezembro.

“Este é mais um grande reconhecimento para o trabalho que estamos a fazer na Fábrica de Unicórnios. Depois da Capital Europeia da Inovação, esta distinção é o sinal de que o projeto está a ganhar visibilidade em todo o mundo”, afirma o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.

O ranking do Financial Times identifica os melhores programas de aceleração e incubação na Europa, tendo contado com a participação de mais de 2.000 entidades europeias que avaliaram os vencedores. Os critérios dessa avaliação incluem a qualidade da formação e da mentoria; a oferta de espaços físicos e escritórios; o apoio jurídico prestado; o aconselhamento sobre gestão de negócio e crescimento; as oportunidades de networking e criação de comunidades; e o acesso a financiamento.

Actualmente a fábrica de unicórnios conta com mais de 220 startups e scaleups que participam nos seus programas. O projeto tem o apoio de 80 parceiros, incluindo algumas das maiores empresas tecnológicas do mundo, como Google, a Microsoft ou a Amazon Web Services.

“A Fábrica de Unicórnios é importante porque gera valor para a cidade. Cria emprego, dá oportunidades aos jovens e ajuda-os ter condições para viver melhor em Lisboa. É um projecto estratégico para o futuro da cidade”, defende Carlos Moedas.