CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma casa de 30m de comprimento por 2,5m de largura que se transforma numa obra de arte

3 de junho de 2020

Inserida num dos bairros mais típicos e consolidados de Aveiro, Bairro da Beira Mar, uma casa com apenas 30 metros de comprimento por 2,5 metros de largura, transformou-se numa obra de arte arquitectónica, com assinatura do arquitecto Paulo Martins.

A Casa Beira Mar surge, na opinião do arquitecto como resultado de uma apaixonada e desafiante reforma, "uma reforma que pretende devolver à cidade e aos seus usuários um estilo de vida, livre e em contacto com o espaço exterior, com o barulho das gaivotas e com o cheiro da maresia, com a cor do céu e o verde da vegetação".

Implantada numa parcela de 30 metros de comprimento por 2,5 metros de largura, formalmente assume-se como um corredor habitável, corredor esse que, desde o momento da entrada, vai sendo preenchido por momentos, de escuridão, de luz, de surpresa, de descoberta, de compressão e de desafogo… o pátio tardoz! 

"Com materiais sóbrios e elementares, betão, revestimos funções básicas e essenciais, o chão que pisamos e o volume que alberga as casas de banho e zona de serviços, e com gesso cartonado de tonalidade verde escura, revestimos e protegemos o antigo edifício, vestindo-o a rigor para o seu novo e revigorado ciclo de vida.  Se por um lado pretendemos um ambiente escuro e intimista no interior, por contraste conceptual e prático, o exterior é branco, uma superfície propositadamente reflectora que inunda a casa de luz, ora difusa e macia, ora directa e dura, como o reflexo dos vários estados de espírito de quem ali habita", lê-se na memória descritiva.

A casa está pensada para que no piso térreo se desenvolvam todas as funções sociais, em contacto directo com o pátio tardoz da casa, enquanto que o piso superior ficou reservado para os dois quartos e para um solário, visualmente protegido dos olhares indesejados por uma cortina vegetal. 

"Uma casa que foi projectada para ser vivida no resguardo da intimidade e na frescura do exterior, em sintonia com o passado e com um profundo respeito pelo futuro", refere o arquitecto.

Ficha Técnica: 

Início/Conclusão - 2017/2018

Área útil - 131m2

Direcção criativa - Paulo Martins | Architect

Colaboradores - Bruno Alvarinhas | Architect

Engenharia - R5 Engineers

Construtor - Isolterm

Créditos Fotográficos -  Ivo Tavares Studio - architectural photographer/ www.ivotavares.net