A Casa da Arquitectura será o palco da entrega do Piranesi Prix de Rome à Carreira 2025 ao arquiteto português Álvaro Siza Vieira, distinção atribuída pelo Comité Científico do prémio, em colaboração com a Ordem dos Arquitetos de Roma e Província e o Studio Cor, do arquiteto Roberto Cremascoli, do Porto.
A rentabilidade bruta da compra de uma casa em Portugal para arrendamento fixou-se nos 6,9% no 3.º trimestre, menos 0,3 pontos percentuais (p.p.) face ao mesmo período de 2024, segundo o idealista.
Os preços das casas em Portugal subiram 7,6% em Setembro face ao mesmo mês de 2024. Segundo o idealista, comprar casa tinha um custo de 2.943 euros/m2 no final do mês de Setembro, tendo em conta o valor mediano. Já em relação à variação trimestral, os preços subiram 1,6%.
A oferta de habitação à venda em Portugal continua a cair, mantendo-se muito próxima do mínimo histórico registado no 3.º trimestre de 2022. De acordo com o idealista, o número de casas para venda em Portugal no 2.º trimestre de 2025 é apenas 5% superior ao do momento de menor stock nos últimos anos.
O Casa Teva Lisboa Boutique Hotel – by chic&basic fica situado na histórica Rua das Farinhas, 13, no coração do bairro do Castelo de São Jorge.
Entre os países de origem dos estrangeiros que procuram Portugal para comprar casa, destaque para França, Reino Unido, Alemanha, Suíça e Espanha, com os EUA a destacar-se por figurar no top 3 em várias regiões.
O esforço financeiro exigido para arrendar uma casa em Portugal aumentou para 83% no 2.º trimestre, face ao mesmo período de 2024. Na compra de habitação, a taxa de esforço nacional manteve-se estável nos 71%.
A prestação da casa paga ao banco vai descer 123,54 euros em Agosto nos contratos com taxa variável, com um crédito de 150.000 euros, indexado à euribor a 12 meses, segundo uma simulação da Deco.
Entre 19 países europeus inquiridos, o ERA Europe Market Survey 2024/2025 revela que Portugal é onde se espera um maior crescimento das transacções.
Os concelhos da Grande Lisboa lideram a lista dos mais procurados para compra de habitação, são 12 municípios no distrito da capital e oito no distrito de Setúbal, totalizando 20, revela o idealista.