CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

Restaurante Koi, em Ponta Delgada, renova-se para desfrutar a natureza

27 de outubro de 2020

Na ilha de São Miguel, nos Açores, em Ponta Delgada, o restaurante Koi que funciona desde 2004 no Azoris Royal Garden, deciciu que estava na altura de renovar e com a ajuda do atelier box: arquitectos, transformou-se e aproximou-se da natureza.

Trata-se de um espaço que merecia uma maior ligação ao exterior, sobretudo com o pátio central do hotel, caracterizada pelo seu jardim de forte inspiração oriental e o seu espelho de água habitado por carpas [ KOI].

"Será a franca relação desta sala com o referido jardim, que se apresenta como ideia geradora do projecto, trazendo o jardim ao interior do restaurante, insinuando uma permeabilidade total dos espaços, interior e exterior, enfatizando a amplitude e luminosidade definidoras do espaço.

O restaurante passa assim, a caracterizar-se como um jardim interior, parte integrante do exterior, espelhando a mesma simbologia e equilíbrio, com a presença de vegetação que flui pelos tectos, em consonância com os vários momentos de iluminação artificial de efeito cénico, e os painéis acústicos que a par da sua função primária, assumem a simbologia da escama da carpa, símbolo de prosperidade, longevidade e fertilidade", explica a equipa do projecto, a arquitecta Bárbara Morgado, o arquitecto Óscar Catarino e a arquitecta Fabiana Velho Cabral.

Apesar da leitura global da sala, estão demarcadas várias zonas de refeição caracterizadas por mesas tradicionais e em zonas mais acolhedores de Lounge, por forma a permitir diferentes modos de receber, estando o espaço adaptado aos vários momentos de refeição do dia.

Segundo o atelier box, a escolha dos materiais utilizados, teve por base a sua nobreza e resistência,  por forma a garantir fácil manutenção sem prejuízo do confronto.

Ficha Técnica: 

Nome do Projecto: Restaurante kOi
Escritório: box: arquitectos
Arquitectos: arquitecta Bárbara Morgado, o arquitecto Óscar Catarino e a arquitecta Fabiana Velho Cabral.
Localização: Ponta Delgada : Açores - Portugal
Ano de conclusão da obra: 2019
Área total construída (m2): 350m2
Cliente: Azoris Hotéis, S.A.
Fotógrafo: Ivo Tavares Studio