CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

Modernidade em Albergaria-a-Velha

15 de outubro de 2021

A arquitecta Carolina Freitas projectou um Bloco Habitacional em Albergaria-a-Velha, criando uma pele adicional ao edifício, providenciando a privacidade necessária, um ambiente mais íntimo e regulando a luz para o interior dos apartamentos.

Em zona habitacional (rodeada de urbanizações, loteamentos e lotes por construir) o projecto cresceu (também ele em função do loteamento onde se insere) a partir dos limites naturais do lote; estes, por si só, desafiam a orientação do contexto urbano envolvente, criando um alinhamento urbano de excepção.

Essa excepção foi convertida na oportunidade em trabalhar as fachadas do edifício, simultaneamente em conformidade com os eixos horizontais do prédio adjacente, e criando um ritmo que aceitasse organicamente os alinhamentos vizinhos enviesados. O resultado é a composição dos elementos horizontais e verticais que delimitam as varandas, criando uma pele adicional ao edifício, providenciando a privacidade necessária, um ambiente mais íntimo e regulando a luz para o interior dos apartamentos.

Ficha Técnica:

Nome do Projecto: Bloco Habitacional I
Atelier de Arquitectura: Carolina Freitas Arquitectura
Arquitecto responsável: Carolina Freitas
Website: www.carolinafreitas.pt
Localização: Albergaria-a-Velha, Aveiro
Ano de conclusão da obra: 2021
Área total construída (m2): 800
Fotógrafo: Ivo Tavares Studio
Website: www.ivotavares.net