CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

Filipa Fleming projecta Interior Design para apartamento-modelo no 266 Liberdade

2 de julho de 2021

Filipa Fleming é uma conceituada designer de interiores. O seu atelier foi responsável pela concepção do andar-modelo do 266 Liberdade, o icónico imóvel traçado pelo grande arquitecto de Lisboa - Porfírio Pardal Monteiro (1897-1957), que durante muitos anos foi sede do jornal Diário de Notícias, e que a empresa promotora Avenue reabilitou e transformou num sofisticado imóvel residencial.

Apesar do seu apelido, Filipa não tem parentesco com o famoso escritor Ian Fleming que criou a inesquecível personalidade do espião mais famoso do mundo: James Bond. É licenciada em Design de Interiores e Mobiliário pela ESAD, com frequência do último ano do curso de Design Interni no Politécnico di Milano, em 1999. Desenvolve projectos de decoração desde esse ano, tendo colaborado com diversas empresas e ateliers de Decoração de Interiores no Porto, de onde é natural, e em Lisboa. Mais tarde, fundou o seu próprio atelier - Filipa Fleming Interior Design.

 

O desafio de um edifício icónico e um apartamento de reduzida área útil

O desafio que a Avenue lhe colocou foi conceber um projecto de decoração para um apartamento-modelo T0, de 48 m² de área útil. Filipa aceitou o desafio, um desafio de contrastes entre duas épocas, que conjuga o novo e moderno com o antigo e clássico, num edifício repleto de história e de arte. O resultado foi um espaço sóbrio, acolhedor e sofisticado onde sobressaem peças de design exclusivo, algumas desenhadas propositadamente para este apartamento, em que a criação de diferentes ambientes lhe confere uma enorme versatilidade.

Tratando-se de um apartamento que ainda não está habitado, o projecto foi idealizado para um “cliente tipo”: uma pessoa na faixa etária entre os 40-50 anos, que não vive em Lisboa, mas que mantém uma relação próxima com a cidade, necessitando, por isso, de usar o apartamento por razões profissionais e de lazer.

Como tal, o projecto foi especialmente concebido para alguém que não dispensa o conforto e a sofisticação e que deseja um espaço multifuncional, apostando na criação de diferentes ambientes: descanso, convívio, trabalho e refeições. A decoração é inspirada na arquitetura do edifício, trazendo para o interior elementos utilizados na época ArtDeco: os dourados, os latões e os mármores.

 

Um apartamento sem ambiente de... quarto de hotel 

O apartamento conta com uma zona de jantar com capacidade para 4 ou 5 pessoas, uma zona de cozinha, um canto de leitura, uma zona de estar composta por um sofá e móvel aparador de grandes dimensões, e também uma área de descanso/dormir (transformando o sofá em cama) e uma zona de trabalho (transformando a mesa de jantar em mesa de trabalho). A utilização de móveis com dupla função tem por objetivo ganhar espaço e proporcionar a versatilidade desejada.

Mesmo usufruindo de uma área reduzida, pretendeu-se que o apartamento, não tivesse apenas um ambiente de quarto de hotel, “razão pela qual se optou por dispensar a utilização de uma cama formal em prol do uso misto de cama e sofá, com uma peça desenhada à medida para este espaço. “Esta opção proporciona a versatilidade desejada sem o ‘estigma’ de nos encontrarmos num quarto, podendo, rapidamente, ser transformado num quarto de dormir, uma vez que o sofá tem dupla função. A transformação do espaço num ambiente de descanso, é reforçada com a possibilidade de fechar as portas da kitchenette e os blackout”, explica Filipa Fleming.

O resultado deste trabalho é um espaço multifuncional e de grande conforto, que aposta nos tons neutros e claros e na conjugação de materiais e tecidos para criar um ambiente harmonioso e elegante.