CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

Casa S.Bartolomeu convive entre vários estilos de arquitetura urbana no centro de Aveiro

20 de julho de 2021

A casa de S.Bartolomeu, situada numa área central da cidade de Aveiro, limítrofe ao seu centro histórico - Bairro Beira Mar, mergulha entre habitações mais antigas e edifícios de habitaçãomais recentes. O projecto arquitectónico é da autoria do atelier Sónia Cruz Arquitectura.

A rua, que dá nome á casa, concretiza a transição entre habitações unifamiliares de 2 pisos - mais antigas, e edifícios de habitação multifamiliar de 4 pisos - mais recentes. Próximo de serviços, comércio, bombeiros, escola e junta de freguesia, a envolvente expressa características locais em convívio com materiais e linguagens contemporâneos.

"Nesta situação, o edifício, que é uma intervenção nova, replica e reinterpreta as características do local, através do
ritmo da fenestração e materiais de revestimento. A volumetria foi a estabelecida pelos serviços autárquicos, para concretização da transição da zona histórica para a zona de construção mais recente", refere a arquitecta Sónia Cruz.

O edifício encontra-se dividido em duas habitações tipo T2 com logradouro privativo. Dada a reduzida dimensão da parcela, a organização do seu interior pretendeu a otimização da sua área de construção e valorizou-a pela relação com o jardim posterior.

Os interiores das habitações, reflectem a sua localização central da cidade, com espaços pragmáticos e funcionais. Os materiais empregues, para alem de considerarem as características do local, respondem eficazmente ao habitar contemporâneo, com qualidade e acabamentos superiores.

Ficha Técnica:

Nome do Projecto: Casa S.Bartolomeu
Atelier de Arquitectura: Sónia Cruz - Arquitectura
Arquitecto responsável: Sónia Cruz
Website: www.soniacruz-arquitectura.com
Localização: Aveiro, Portugal
Ano de conclusão da obra: 2020
Área total construída (m2): 250
Fotógrafo: Ivo Tavares Studio
Website : www.ivotavares.net