CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

Casa PS do atelier Inception

Entre o betão, piscina e a vista sobre Braga irrompe a PS House

15 de agosto de 2022

A casa PS do atelier Inception, estabelece uma relação com o verde exterior muito importante onde as duas escadas brancas criam um contraste de luz e sombra com as restantes divisões.

A PS House insere-se numa freguesia de baixa densidade urbana situada na periferia da cidade de Braga, na estrada que faz a Braga-Guimarães.

O terreno apresenta um formato aproximadamente rectangular, e insere-se numa zona de acentuada encosta, com desní­veis e morfologia sinuosos. Está orientado no sentido Norte/Noroeste e voltado para uma pequena zona de vale, situada junto a um pequeno aglomerado urbano e a alguns campos de cultivo.

Casa PS do atelier Inception

As valências da moradia desenvolvem-se em três pisos voltados a Norte, descendo no terreno, acompanhando e abraçando o desní­vel que o mesmo oferece, numa coerência de hierarquia funcional em altura e cuja progressão espacial se faz no sentido descendente, ou seja, área funcional, área social e área privada. A habitação pousa no terreno numa solução de de socalcos, acompanhando o seu desní­vel e a sua morfologia, numa volumetria que se define em três blocos encaixados.

Casa PS do atelier Inception


Cada um destes blocos corresponde a três diferentes zonas funcionais da casa, que se organiza num programa simples e nada complexo:

Área Funcional [volume acima da cota de soleira: 100.00m]

Área Social [volume implantado à  cota 97.00m]

Área Privada [volume implantado à  cota 94.00m]

Casa PS do atelier Inception

Todo o interior da habitação procura o espaço verde circundante e as extensas vistas, e a sua implantação evidencia o máximo de respeito pela sua envolvência e entorno natural, bem como o aproveitamento da zona mais favorável do terreno para a implantação do edifí­cio e das suas idílicas zonas exteriores.

Casa PS do atelier Inception

Ficha Técnica:

Nome do Projecto: Casa PS 

Atelier de Arquitectura: Inception Architects Studio

Website: www.inception.pt

Localização: Esporões, Braga

Ano de conclusão da obra: 2021

Área total construída (m2): 400m2

Construtora: Manuel Antunez Construções

Engenharia: Inception Architects Studio

Decoração de interiores: Vilaça Interiores

Fotógrafo: Ivo Tavares Studio

Website: www.ivotavares.net