CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Engie Soluções de Energia fecha compra de central termoeléctrica a biomassa

29 de dezembro de 2023

A Engie Soluções de Energia, empresa do Grupo Engie, completou a aquisição integral de uma central termoeléctrica a biomassa de produção de electricidade ao Grupo Justo.

Com esta operação, a unidade de negócio da Engie em Portugal alarga a sua acção estratégica no país para a produção de energia através de fontes renováveis. O objectivo é que a central, situada no Juncal, Distrito de Leiria, produza anualmente mais de 40GWh de electricidade, e a mesma quantidade em energia térmica sob a forma de vapor para uso industrial na região.

A Engie Soluções de Energia prevê a realização de um investimento estrutural adicional que permita otimizar a infraestrutura e dobrar a sua eficiência global. A central tem hoje uma potência instalada de 5MW para a produção de eletricidade a ser injetada na rede. Adicionalmente, o projeto envolve a recuperação de mais 5MW térmicos para comercializar junto do consumidor industrial local.

A nível de impacto ambiental, o projecto vai permitir a redução de 230 mil toneladas de CO2 equivalentes, por comparação, a uma central a gás natural.

Pedro Cruz, Administrador da ENGIE Soluções de Energia, destaca a operação como “um passo importante para o crescimento da nossa presença no sector e procura demonstrar, que ao ser explorada de uma forma sustentada e eficiente, a biomassa pode acrescentar valor à nossa economia por via da valorização energética deste recurso. A aquisição desta central junta-se a outros investimentos já realizados nesta área, onde pretendemos continuar a investir, e está totalmente alinhada com a estratégia global do Grupo Engie”.

A aquisição da central termoelétrica na região de Leiria ao Grupo Justo reforça a trajetória de transição energética da Engie rumo ao objectivo carbono zero. Permite à Engie Soluções de Energia aplicar todo o seu know how na otimização desta infraestrutura através de investimentos adicionais para tornar a infraestrutura mais eficiente e sustentável.