CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

DTCM Bluewater Island JBR

Dubai vai aumentar de 21km para 105km a extensão de praias públicas

29 de maio de 2023

O Dubai vai ampliar de 21 quilómetros para 105 quilómetros o comprimento total das praias públicas até 2024. O Plano Director do Dubai para as Praias Públicas prevê um aumento da extensão das praias públicas do emirado em 400%, assim como um crescimento em 300% dos serviços oferecidos nas mesmas até 2025.

Aprovado pelo Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente e Primeiro-Ministro dos Emirados Árabes Unidos e Governante do Dubai, o Plano Director do Dubai para Praias Públicas, que integra o Plano Director Urbano Dubai 2040, prevê a abertura de novas praias e o desenvolvimento das existentes com instalações avançadas. 

"Lançámos o primeiro plano urbano no Dubai em 1960. O desenvolvimento é uma viagem ininterrupta no Dubai, que continuará a oferecer os melhores padrões de vida para indivíduos e famílias", destaca o governante.

A primeira fase do Plano Diretor inclui o desenvolvimento da praia pública de Jebel Ali, que será transformada numa atracção de ecoturismo. Nela serão plantados vários manguezais para aumentar a protecção contra a erosão e preservar os habitats marinhos. Além de pistas para ciclistas e peões, instalações para desportos aquáticos, instalações de repouso e lazer, entre outras facilidades, vão ser criados recintos para tartarugas para protecção das mesmas, de forma a salvar e reabilitar espécies de tartarugas e devolvê-las ao seu habitat natural.

Outro dos projectos previstos no plano é tornar as praias públicas inclusivas ao providenciar resposta às necessidades das pessoas de mobilidade reduzida, garantindo-lhe acesso facilitado a todas as praias públicas e às instalações de natação.

O novo Plano Director do Dubai para Praias Públicas demonstra o empenho do Dubai em proporcionar experiências únicas aos banhistas, em conformidade com o objectivo da Agenda Económica do Dubai D33 de consolidar o estatuto do emirado como uma das três principais cidades para o turismo.


DET Beach Club Drift One & Only Royal Mirage

Sobre o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET):

Posicionar o Dubai como o principal hub comercial, centro de investimento e destino turístico do mundo é o principal desígnio do Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET). O DET apoiará o Governo no posicionamento competitivo do emirado como um importante centro de economia e de turismo global, impulsionando os respetivos indicadores de competitividade económica e turística.

Para alcançar estes objectivos, estão a ser encetados esforços para tornar a economia no Dubai ainda mais diversificada e inovadora, tornando-a atractiva para captar os melhores talentos a nível mundial, mas também promover um ambiente empresarial de classe mundial acompanhado por um crescimento produtivo. O DET apoia ainda a ambição do Dubai de se tornar na melhor cidade do mundo para se viver e trabalhar, promovendo a sua proposta de destino diversificado com um estilo de vida único e de qualidade excecional.

O DET é a principal autoridade para o planeamento, supervisão, desenvolvimento e marketing dos sectores empresarial e turístico do Dubai. É também responsável pelo licenciamento e classificação de todo o tipo de empresas, incluindo hotéis, operadores turísticos e agentes de viagens. O portefólio do DET inclui a Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing, Dubai Festivals and Retail Establishment, Dubai Industries and Exports, Dubai Investment Development Agency (Dubai FDI) e Dubai SME, bem como o Dubai College of Tourism, Dubai Calendar e Dubai Business Events.