Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Novo terminal ferroviário de mercadorias da Medway, em Famalicão

Novo terminal ferroviário de mercadorias da Medway, em Famalicão

Concluídas as transacções que vão permitir a construção do novo terminal ferroviário da Medway em Famalicão

25 de julho de 2023

Cinco anos depois, a Cushman & Wakefield concluiu as múltiplas transacções que vão permitir a construção do novo terminal ferroviário de mercadorias da Medway com mais de 220.000 m2, em Famalicão.

A Medway é um operador logístico e o maior operador ferroviário privado de transportes de mercadorias na Península Ibérica, capaz de oferecer soluções de logística integradas. Detém uma vasta frota de locomotivas e vagões - 69 locomotivas (35 elétricas e 34 a diesel) e 2917 vagões - assim como vários terminais logísticos e uma área de manutenção e reparação de equipamento ferroviário. A Medway faz parte da Medlog, um operador logístico com actividade em mais de 70 países.

O anúncio da construção do novo terminal já tem alguns anos, neste processo houve a necessidade de negociar com mais de 20 proprietários diferentes. Ao longo do processo, a Cushman & Wakefield prestou vários serviços de consultoria e coordenou vários processos de due-diligence, que resultaram na compra de cerca de 231.717 m2 de terrenos que vão dar lugar ao novo terminal.

Localizado na Freguesia de Lousado, Concelho de Vila Nova de Famalicão, o terminal de Lousado vai ser o maior terminal na Península Ibérica. A ligação ferroviária direta ao terminal de Lousado através da linha do Minho, bem como as acessibilidades rodoviárias através de diversas vias principais, potenciam as inúmeras indústrias e atividades com necessidades de importação e exportação a nível local e Ibérico.

Para além de contar com a ligação à linha do Minho, o complexo contará com quatro linhas férreas de 750 metros e capacidade para 10 mil TEU (a medida equivalente ao comprimento de um contentor-padrão de mercadorias).

Para Sérgio Nunes, Associate e diretor do departamento de Industrial e Logística da Cushman & Wakefield Portugal, "este é um projecto que nos deu muito orgulho e prazer em estar envolvidos, dada a enorme escala e importância para o nosso país. É a concretização de um trabalho árduo e muito desafiante, onde conseguimos reunir bastantes propriedades que irão dar origem a um projecto que contribuirá para a transformação positiva do mercado de transportes e logística de mercadorias".