CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

Casa "pátios de pétalas", foto de Ivo Tavares

Casa "pátios de pétalas", foto de Ivo Tavares

Casa "pátios de pétalas", foto de Ivo Tavares

Como uma flor a Casa "pátios de pétalas" alimenta-se e protege-se do sol

2 de junho de 2023

Sandra Micaela Casinha Atelier assina o projecto arquitectónico da Casa “Pátios de Pétalas”, localizada em Gondomar, Porto.

" Dizem que as flores são todas palavras que a terra diz", Fernando Pessoa. Como uma flor, a casa "pátios de pétalas " alimenta-se e protege-se do sol. 

É desta forma que a arquitecta Sandra Micaela Casinha, explica a inspiração que está na origem da casa "pátios de pétalas".


Casa "pátios de pétalas", foto de Ivo Tavares

"Toca no chão singelamente,com um grande envidraçado em "U”. Uma parede curva interna estrutural quejuntamente com o coração dacasa (as escadas), constrói o seu interior. As pétalas da florabraçam todo o piso superior. No seu movimentoorganicista, vão aparecendo os vãos, os pátios. Para reforçar a sua presença, limitamos o uso atrêsmateriais: O branco, que desenha as pétalas, o alumínio e o vidro. Assim, as pétalas ganham maisexpressão, mais “corpo”.O piso inferior, maioritariamente um grande envidraçado em U, é onde singelamente as pétalas pousam.Também aqui avistamos três materiais,"leves", o vidro, alumínio e madeira, sempre com o mesmo objectivo: realçar salientar o ator principal: o volume branco organicista.


Casa "pátios de pétalas", foto de Ivo Tavares


No interior da flor, tal como já referenciado, uma parede com as suas curvas e contracurvas organiza, cria transições, encaminha... ou não ... aos diferentes espaços que vão aparecendo... Fluido, conectamos de espaço para espaço, com a visão ou fisicamente... Um piso desenvolvido num conceito “open space” mas com momentos próprios que lhes dão autonomia e privacidade...As escadas definemo coração do lar. E é aqui que se sente a continuidade se um piso para outro, da paredesinuosa, curva, estrutural.Três suites avizinham-se. Cada uma comunica com o seu pátio que, com as suas pétalas de rosas,aconchegam-nos.Na decoração, sente-se a palete de cores pasteis e “crus” usadas na arquitetura. Mobiliário quepotencializa a tranquilidade do lugar, o conforto casual , materiais naturais, simplicidade. 


Casa "pátios de pétalas", foto de Ivo Tavares

Usamos para tal os têxteis e cores neutras e de vez em quando avista-se o verde pastel nas cadeiras, que salientam a cor do mobiliário da cozinha e o papel de parede na sala...Uma mesinha de centro em bambu realça mais a intençãoda natureza sempre presente... Candeeiros em bambu e vime, vasos em Vime e madeira maciça, com floressecas e suas cores fantásticas desde o laranja ao lilás. Nalguns momentos usamos o “ouro velho”. Um toque sofisticado, que nos desperta. Assim é a casa de banho de serviço... Lavatórios em tons “crus Contrastam com o candeeiro de pendulo e com oespelho ambos com a presença do “ ouro velho”.


Casa "pátios de pétalas", foto de Ivo Tavares

Na suite principal, uma cama de Dossel, acompanhada por duas mesinhas de cabeceira em madeira e doiscandeeiros em vime que singelamente aguardam.O quarto da menina, uma linda princesa, avista-se uma cama que aconchega, um espelho de corpo inteiro, eorienta-se para o grande pátio cheio de luz e de alma.

Assim avistamos a casa "pátios de pétalas ".Paisagem urbana inspirada no natural... vivência interior artificialinspirada no natural... e assim cria-se emoção espera-se encherem-se de risos, sonhos, alegrias e flores...muitas flores...".


Casa "pátios de pétalas", foto de Ivo Tavares

Ficha Técnica:

Nome do Projecto: Casa “Pátios de Pétalas”

Atelier de Arquitectura: Sandra Micaela Casinha Atelier

Arquitecto responsável: Sandra Micaela Casinha

Website: www.sandramicaelacasinha.com

Localização: Gondomar, Porto, Portugal

Ano de conclusão da obra: 2023

Área total construída (m2): 230.00 m2

Construtora: Prestige obras

Engenharia: Jorge de Andrade Leite engenharias

Decoração de interiores: Sandra Micaela Casinha ateliêr

Fotógrafo - Architectural photographer: Ivo Tavares Studio

Website: www.ivotavares.net

Facebook:www.facebook.com/ivotavaresstudio

Instagram:www.instagram.com/ivotavaresstudio