CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Stefan Sagmeister - Sagmeister _ Walsh 3 © Ricardo Gonçalves

City Cortex apresenta-se em Portugal

29 de maio de 2023

Através de contributos de arquitectos e designers reconhecidos internacionalmente,  a City Cortex - patrocinada pela Corticeira Amorim,  o maior grupo de transformação de cortiça do mundo - “pretende criar projectos originais para espaços públicos e semipúblicos em diferentes cidades, começando por Lisboa”. Os participantes propõe-se experimentar, testare expandir as possibilidades de utilização da cortiça portuguesa e da sua indústria transformadora.

Tomando a cortiça como paradigma de matéria-prima sustentável, o programa desenvolve um conjunto de projectos originais à escala urbana, desenhados para as cidades do presente e do futuro.


Di

ller Scofidio + Renfro, Eduardo Souto de Moura, Gabriel Calatrava, Leong Leong, Philippe Starck e Sagmeister & Walsh compõem o grupo de arquitectos e designers que integram o programa de pesquisa City Cortex, cujos resultados serão apresentados em Portugal em 2023.

O projecto, promovido, desenvolvido e produzido pela Corticeira Amorim é concebido e comissariado pela experimentadesign e tem o apoio à produção da ArtWorks.

O City Cortex pretende criar projectos originais para espaços públicos e semipúblicos em diferentes cidades, começando por Lisboa. Além disso, o programa visa inspirar um pensamento inovador marcado por ideias e cruzamentos que ofereçam um contributo positivo e útil às comunidades e à sua interacção com o meio natural. O programa também procura oferecer uma experiência lúdica ao cidadão, transformando os espaços urbanos comuns num ‘playground’, um espaço de interacção multidisciplinar e multicultural.

Dominic Leong - Leong Leong 1 © Ricardo Gonçalves



O proposto por City Cortex é colocar a cortiça como mote para repensar a experiência do espaço público urbano, despertando o interesse para uma utilização de materiais sustentáveis, que possam fazer parte de uma economia circular e tenham um papel fundamental na activação participada e lúdica do espaço. É uma forma de sensibilização do público, dos pontos de vista pedagógico, ético e ecológico.

Durante a apresentação, o público poderá experimentar os projectos. Em complemento será editado um livro sobre os projectos, que é também uma reflexão sobre estas temáticas, e que será lançado até ao final deste ano.