CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

ChargeGuru funde-se com Zeplug e reforça posição em Portugal

28 de novembro de 2023

Com esta fusão com o principal operador de plataformas de carregamento de veículos eléctricos e híbridos plug-in em edifícios residenciais e de escritórios, a ChargeGuru quer derrubar barreiras existentes em Portugal e dar um impulso à aquisição de veículos eléctricos no país.

A plataforma de carregamento de veículos eléctricos ChargeGuru reforçou a sua posição na Europa e em Portugal através da sua fusão com a Zeplug, um dos principais operadores europeus de infracestruturas de carregamento em edifícios residenciais e de escritórios. A integração das duas empresas cria um dos maiores fornecedores de carregamento de veículos eléctricos da UE, com uma oferta integral que cobre toda a cadeia de valor, desde a instalação até à gestão e manutenção.

A nova oferta da ChargeGuru foi concebida para responder à crescente procura de serviços de carregamento de veículos elécctricos com uma solução específica para garagens em prédios e condomínios multifamiliares e edifícios de escritórios. Trata-se de um modelo inovador, que inclui o financiamento da infraestrutura de carregamento, bem como um serviço de instalação e manutenção chave na mão, que já foi adoptado por 15.000 edifícios na Europa.


Imagem de Lawrence Chismorie em unplash


Em concreto, esta abordagem integral baseia-se numa solução escalável que parte de uma pré-instalação da infraestrutura a custo zero para o conjunto de proprietários e residentes que não necessitam de carregamento, e prepara os edifícios para que se possa ir adicionando os pontos de carregamento à medida que sejam solicitados, sem limitações e até se atingir a totalidade de lugares de estacionamento, se for necessário. Este modelo permite ultrapassar as barreiras actuais, soluciona as limitações existentes na grande maioria dos edifícios e facilita o processo de transição para os veículos eléctricos, tanto para os proprietários dos edifícios, como para os seus gestores e residentes.

A ChargeGuru está já a operar em cerca de 10 países desde 2018.

A mobilidade eléctrica em Portugal tem avançado a um ritmo acelerado, acompanhando o que se passa na Europa e no Mundo em geral. A quota anual de vendas de veículos eléctricos variou de 26,2% em Janeiro, um pouco mais de 1 em cada 4 novos ligeiros de passageiros vendidos em Portugal era um veículo eléctrico, para 29,9% em Outubro, em que 1 em cada 3 novos ligeiros de passageiros vendidos foi um veículo eléctrico.

O objetivo agora  é instalar mais de 100 000 pontos de carregamento na Europa até 2025. A união de ambas as empresas permitirá também reforçar as parcerias existentes com mais de 20 fabricantes de automóveis em toda a Europa.