CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

Foto Mairie de Paris

Cerca de 50 marcas nacionais viajam até Paris para mostrar o Design português

18 de janeiro de 2024

Cerca de 50 marcas portuguesas marcam presença na Maison&Objet, na capital francesa, uma das mais prestigiadas feiras globais da indústria de decoração, design e lifestyle que assinala este ano uma data histórica, ao atingir a 30ª edição, com arranque marcado para hoje.

Trata-se da primeira grande acção de 2024 do design “Made in Portugal” nos principais palcos internacionais.


A Maison&Objet terá uma secção exclusiva para as empresas nacionais, sob o lema “MADE IN PORTUGAL naturally”, numa participação coordenada pela APIMA - Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, consolidando Portugal como um polo de excelência no universo do design internacional.

Após o sucesso da edição anterior sob este formato, a Maison&Objet volta a dedicar um espaço às marcas nacionais no coração do corredor 6, contando com uma visibilidade privilegiada. O certame, que na última edição acolheu mais de 2000 marcas e acima de 65 mil visitantes oriundos de 144 países, conta ainda com diversos stands portugueses dos diferentes sectores de actividade dispersos pelos vários pavilhões.

Um investimento estratégico para as empresas portuguesas num momento em que França se mantém como o maior comprador mundial de produtos da Fileira Casa Portuguesa. Entre Janeiro e Novembro de 2023, o país adquiriu a este cluster bens avaliados em mais de 600 milhões de euros, seguindo-se Espanha e Alemanha no pódio de maiores compradores, neste mesmo período. Numa indústria altamente exportadora, as marcas continuam a demonstrar um elevado sucesso além-fronteiras e prevê-se um recorde de exportações nas vendas totais de 2023 ao exterior, que deverão superar os 2 mil milhões de euros.

Joaquim Carneiro, Presidente da APIMA, reconhece os desafios que 2024 pode trazer, mas destaca a resiliência do sector: “Apesar das expectativas de manutenção do volume de negócios, o início deste ano será claramente definido pela instabilidade financeira e arrefecimento do consumo em alguns dos principais mercados internacionais. O desafio não é novo para as empresas da Fileira Casa, pelo que a resposta que já comprovou sucesso será reforçada - iremos continuar a apostar no alto valor acrescentado, na inovação e na sustentabilidade como os principais fatores distintivos das marcas portuguesas. Acredito que as empresas o farão com distinção e estamos a apoiá-las nesse mesmo sentido”.

TECH EDEN é o tema da histórica 30ª Maison&Objet e promete animar a edição de janeiro com espaços reinventados, orientados para o sector retalhista, residencial ou hoteleiro, através de uma mistura de natureza e tecnologia com o objetivo de desconstruir o conceito de sustentabilidade e criar uma visão do futuro.

Após a presença em França, as marcas portuguesas vão estar em destaque nas duas principais feiras da Península Ibérica – a Intergift, que se realiza em Madrid entre 7 e 10 de Fevereiro, bem como na Feria del Mueble de Zaragoza, agendada para 12 a 15 de Março na cidade de Saragoça.