CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto CM de Setúbal

Centro de Saúde de Azeitão concluído e entregue à Câmara Municipal

15 de novembro de 2023

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, recebeu ontem as chaves do novo Centro de Saúde de Azeitão, assinalando a conclusão de um equipamento que era uma antiga reivindicação da população, construído em parceria com a administração central.

Apesar de a construção de centros de saúde ser uma responsabilidade do poder central, a Câmara Municipal de Setúbal garantiu o arranque desta obra, cujo custo final se cifrou em cerca de três milhões de euros, no âmbito de um acordo de cooperação celebrado pela autarquia com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT).

A este valor somam-se um terreno cedido pela Câmara Municipal e mais 700 mil euros investidos pela autarquia para assegurar serviços como a fiscalização da obra e a instalação de várias infraestruturas, bem como a valorização dos espaços exteriores e das vias da zona envolvente da Unidade de Saúde Familiar de Azeitão, além de ter assegurado, com os seus recursos humanos e técnicos, toda a gestão da obra.



Foto CM de Setúbal


O presidente do município de Seúbal, André Martins (CDU), acompanhado pelo vereador da Saúde na Câmara Municipal, Pedro Pina, e da presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, adiantou que agora a Câmara Municipal vai entregar as chaves à ARS-LVT, a entidade que vai gerir o equipamento, na expectativa de que a unidade comece a funcionar o mais rapidamente possível.

O equipamento, com uma área bruta de construção de 1580 m2, tem dois pisos, sendo o térreo ocupado por duas alas individuais, para atendimento, cada uma com 17 gabinetes médicos, e um pátio, enquanto o superior destina-se a serviços e zonas técnicas.

Além dos gabinetes médicos e salas de tratamento, de enfermagem e de saúde oral, a Unidade de Saúde Familiar de Azeitão vai contar com duas valências de saúde, cada uma com capacidade para atender 11.400 utentes, e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados.