CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

Casa da Arquitectura

Casa da Arquitectura e Turismo de Portugal lançam Projecto Turismo e Arquitectura

11 de novembro de 2022

A Casa da Arquitectura (CA) e o Turismo de Portugal juntaram-se para criar um programa de visitas que seja uma referência no domínio do turismo dedicado à arquitectura contemporânea.

Este programa está assente no princípio de que a arquitectura nacional é uma ferramenta e uma expressão privilegiada de promoção de Portugal tanto para o público português, como para o turismo internacional.

Esta parceria representa, num país com dois Prémios Pritzker, o que a arquitectura portuguesa contemporânea reúne como potencial turístico. O programa proposto atravessa o território nacional de lés a lés envolvendo as ilhas da Madeira e Açores. É um primeiro passo num trabalho que se irá desenvolver continuamente no futuro.

O programa está dividido em dois eixos programáticos:

1. VISITE CONNOSCO: Visitas orientadas a edifícios seleccionados em sete regiões  de Portugal, acompanhadas por monitores especializados preparados pela equipa da Casa da Arquitectura.

O programa inaugural destas visitas orientadas gira em torno do tema Mestres da Arquitetura Portuguesa, uma selecção de quatro percursos - Legado do Porto; Património nortenho; Lisboa em Continuidade; Lisboa, Monumental Ribeirinha - que marca o início de um conjunto em contínuo desenvolvimento passível de ser vendido em articulação com os promotores turísticos que operam no mercado nacional e internacional.

2. VISITE POR SI: Visitas livres e autónomas, à la carte, apoiadas por um mapa interativo com 50 obras acompanhadas das informações fundamentais sobre os projectos seleccionados.

Esta parceria entre o Turismo de Portugal e a Casa da Arquitectura “permite valorizar a arquitectura enquanto activo do país, garantindo uma melhor divulgação para o público nacional e internacional numa clara missão de serviço público”, realça Nuno Sampaio, diretor-executivo da CA. “A partir de hoje, os conteúdos preparados pelo Serviço Educativo da CA e os monitores formados pela instituição vão permitir que o público em geral visite arquitectura e também que o sector turístico usufrua de conteúdos que ajudem a mostrá-la a todos, num esforço de democratização do acesso à arquitetura”, acrescenta.

A relevância da Arquitetura enquanto elemento de promoção do país dentro e fora de portas é também assinalada pelo presidente do Turismo de Portugal. Segundo Luís Araújo, “a arquitectura é um elemento único e revelador da identidade, autenticidade e do reconhecimento de um país enquanto destino turístico. Os inúmeros exemplos de arquitectura de qualidade que existem no nosso país, a sua inovação e, muitas vezes, associação com a oferta turística, permitem reforçar o nosso objectivo de termos turismo em todo o território e ao longo de todo o ano, reforçando a missão de contribuir para a sustentabilidade do destino e do sector.”