Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Carris Metropolitana reforça transporte público com 60 autocarros eléctricos na Margem Sul

Um investimento de 24 milhões de euros.

Carris Metropolitana reforça transporte público com 60 autocarros eléctricos na Margem Sul

20 de janeiro de 2026

A Transportes Metropolitanos de Lisboa e a Alsa Todi, operadora da Área 4 da Carris Metropolitana, apresentaram 60 novos autocarros eléctricos que passam a reforçar o serviço de transporte público nos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal.

Os veículos, apresentados nas instalações da Alsa Todi, na Moita, entram hoje ao serviço e representam um investimento de 24 milhões de euros, dos quais 12 milhões são financiados pelo Fundo Ambiental.

Com esta aquisição, a Alsa Todi passa a operar na Área 4 com 55% da frota ambientalmente sustentável, contando agora com 127 autocarros eléctricos e 35 a gás, segundo o director-geral da empresa, Juan Gómez Piña. O responsável destacou ainda o crescimento da procura, referindo que em 2025 foi ultrapassada a marca dos dois milhões de passageiros mensais, face aos cerca de 900 mil registados no início da operação, em 2022.


A intervenção da secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias


O primeiro secretário metropolitano da Área Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto de Carvalho, adiantou que, entre 2023 e 2025, a Carris Metropolitana registou um crescimento de 54% na Área 4, o que corresponde a mais oito milhões de passageiros por ano.
Já a secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, sublinhou que os novos autocarros são 100% eléctricos, equipados com wi-fi, ar condicionado e tomadas USB, e totalmente acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida e carrinhos de bebé. A governante salientou ainda que o transporte público colectivo é um instrumento central para uma transição energética com justiça social, recordando que o Fundo Ambiental já financiou a Carris Metropolitana em 45 milhões de euros, dos quais 12 milhões destinados à Área 4.

Na abertura da sessão, o presidente da Câmara Municipal da Moita, Carlos Albino (PS), considerou que o investimento simboliza um compromisso com um futuro mais sustentável e um serviço de transporte mais ajustado às necessidades das populações.

PUB
1.ª Beach Party DI
PUB
PUB
MAP2026AYH ESAI
Habitação
Câmara do Porto atribuiu 300 habitações sociais por ano nos últimos quatro anos – revela vereadora
20 de janeiro de 2026