CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Campus da Siemens em Alfragide obtém redução das emissões de CO2 em 60%

19 de fevereiro de 2024

O "Sustainable & Smart Campus" da Siemens Portugal, implementado na sua sede em Alfragide, materializa os compromissos da empresa tecnológica com a sustentabilidade e com a premissa de criar tecnologia com propósito.

Nos últimos anos, a empresa alemã tem adoptado soluções sustentáveis na sua sede em Portugal, nomeadamente “tecnologias para infraestruturas inteligentes, que incluem, por exemplo, mais de uma centena de carregadores para veículos elétricos ou uma central fotovoltaica que cobre os telhados de praticamente todos os edifícios, tornando-a num projecto pioneiro em Portugal, de descarbonização, maior independência energética e reduzido impacto ambiental”.

Neste campus é possível acompanhar, em tempo real, a concretização de um objectivo mundial da Siemens, o da neutralidade carbónica até 2030, tornando tangíveis e mensuráveis os compromissos firmados. Os resultados já são promissores e indicam uma redução das emissões de CO2 em 60% e dos consumos energéticos em 20% no campus de Alfragide.

O projecto, considerado um laboratório vivo no qual os clientes e parceiros da empresa podem experienciar as soluções da Siemens a operar e a interagir, está estruturado em quatro pilares - Sustentabilidade energética, Experiência do utilizador, Protecção do meio-ambiente e Segurança e conforto – e inclui, por exemplo, um sistema inteligente de controlo da microrrede que integra e optimiza a produção de energia da central fotovoltaica; a ligação à rede elétrica nacional; a gestão dos vários edifícios; o sistema de armazenamento de energia; o sistema de segurança integrado, bem como a infraestrutura de carregamento de veículos eléctricos, disponível no campus para todos os colaboradores e visitantes. Para além disso, 100% da energia consumida em todas as instalações da Siemens Portugal tem origem em fontes renováveis e está em curso a electrificação da frota automóvel da empresa (actualmente, cerca de 40% dos automóveis já são eléctricos ou plug-in).