CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto CM da Amadora

Câmara da Amadora consulta mercado para terrenos destinados a habitação

3 de outubro de 2023

O município da Amadora está a promover uma consulta ao mercado para adquirir lotes de terreno para construção de imóveis destinados a reforçar o seu parque habitacional, ao abrigo do programa 1.º Direito, informou hoje a autarquia.

“No âmbito da nossa Estratégia Local de Habitação, em conjugação com o 1.º Direito e também agora com o Programa de Recuperação e Resiliência [PRR], é tentarmos no mercado encontrar terrenos que possamos adquirir” para, “numa primeira grande preocupação”, a “construção de habitação acessível”, afirmou a presidente da autarquia, Carla Tavares (PS).

“A Amadora é um território muito pequenino, com muito pouco património público, e, portanto, este é um caminho que nós achamos que é absolutamente essencial fazer, independentemente do horizonte do PRR”, acrescentou.

A autarquia lançou uma consulta ao mercado, “sem compromisso”, para “adquirir lotes de terrenos destinados a construção, com capacidade edificativa, localizados no concelho da Amadora e que se encontrem desocupados de pessoas, animais e bens”, lê-se numa nota camarária.


Foto CMA


A medida pretende “oferecer mais uma resposta para as famílias que vivem em situação de carência habitacional, garantir o acesso à habitação aos que não têm resposta por via do mercado e promover a inclusão social e territorial e as oportunidades de escolha habitacionais”.

A iniciativa será financiada com recurso ao PRR, através de investimento do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, com execução até 2026.

O município da Área Metropolitana de Lisboa lançou também outra consulta ao mercado para aquisição de lotes de terreno, sem capacidade edificativa, destinados a construção de zonas lazer e infraestruturas de apoio à população na freguesia da Encosta do Sol.

As propostas de venda, tal como para a consulta para terrenos destinados à construção de fogos, terão ser apresentadas até 31 de Dezembro.

A autarquia possui neste momento duas intervenções no parque municipal e vai lançar concursos de “490 fogos para habitação acessível numa zona da cidade, mais de 200 fogos, mais cerca de 53 fogos” e, com isso, “esgotar aquilo que é a possibilidade de construção de habitação na cidade e por isso é tão importante” conseguir “ter terrenos privados para continuar a fazer esse investimento”.

Lusa/DI