
Barturs
Barturs é a nova plataforma digital para apoiar o turismo em matéria de informação
Já está online a Barturs, a nova plataforma digital que oferece uma visão actualizada e rigorosa sobre o sector do turismo em Portugal. A ferramenta foi desenvolvida pelo KIPT CoLab – Laboratório Colaborativo para a Inovação no Turismo.
A Barturs fornece indicadores dinâmicos que permitem acompanhar, em tempo real, aspectos como o Net Promoter Score (NPS), clima económico, expectativas, níveis de satisfação, percepções e turnover. Além da componente quantitativa, a plataforma inclui ainda uma análise qualitativa dos factores que impactam o turismo, integrando dados oficiais, contributos dos profissionais do sector e modelos de previsão.
“Portugal precisava de uma ferramenta como esta, que recolhe informação fiável e a transforma em conhecimento útil para o setor. A BARTURS responde a essa necessidade com precisão e visão estratégica. Os dados servem para justificar as nossas escolhas, ajudam também a acabar com mitos. O setor do Turismo em Portugal ainda é muito recente, mas é muito poderoso e tem uma grande margem de crescimento”, afirmou Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, durante o lançamento da plataforma, que decorreu no Hotel Meliá Lisboa Aeroporto.
Catarina Paiva, administradora do Turismo de Portugal, sublinhou: “Esta plataforma traz uma visão integradora e transparente da atividade turística, permitindo que todos – desde gestores a residentes – tenham voz e acesso à realidade do sector. Os dados são cada vez mais importantes no processo de decisões, e o foco está na distribuição da informação.”.
Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, destacou: “A Barturs é uma plataforma muito útil e bem estruturada, que vai certamente apoiar o turismo de forma mais informada. Agora, é importante que se siga esta lógica também para o setor da restauração, que precisa de ferramentas semelhantes para acompanhar a sua evolução e desafios.”.
“A Barturs representa um passo sólido no apoio à inovação e à qualificação do turismo através de dados que verdadeiramente contam. Não é um ponto de chegada, mas sim de partida. A Barturs é o início.”, referiu de forma concisa João Ferreira, Monitoring Manager da Agência Nacional de Inovação (ANI).
Para Antónia Correia, presidente do KIPT CoLab, “esta ferramenta digital nasce para impactar o modo como os dados são retirados e analisados dentro do sector português do Turismo”.
A apresentação técnica da plataforma esteve a cargo de Guilherme Portada, diretor de marketing, e Bernardo Generoso, web developer, que demonstraram as funcionalidades e a estrutura da plataforma. A sessão terminou com uma ronda de perguntas e um momento de networking.
Com cinco áreas-chave — KPIs, Previsões, Perceções, Opiniões e Contributos —, a Barturs pretende ser a principal referência na avaliação de desempenho e dinâmicas turísticas no país. O objectivo é claro: disponibilizar informação fidedigna, acessível e útil para apoiar a decisão de gestores, investigadores, decisores públicos e trabalhadores do sector.