Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Carlos Moedas, presidente da CM Lisboa na Gebalis

Carlos Moedas, presidente da CM Lisboa na Gebalis

Bairro Padre Cruz recebe 10 elevadores

26 de abril de 2024

O Programa Morar Melhor – Programa de Reabilitação dos Bairros Municipais de Lisboa apresentou hoje uma nova empreitada, no Bairro Padre Cruz. Com um investimento de 1 228 863,90 euros + IVA, o projecto de instalação de 10 elevadores em edifícios localizados na Rua Rio Sado e na Rua Rio Guadiana vai beneficiar 201 fracções e aproximadamente 500 moradores.


Gebalis

Fernando Angleu, Presidente do Conselho de Administração da Gebalis, explica que “esta é uma obra que visa melhorar a acessibilidade e habitabilidade dos fogos e das zonas comuns de dez lotes no Bairro Padre Cruz. Tendo em conta o número de pessoas idosas que aqui habitam, esta intervenção responde a uma necessidade que há muito tinha sido identificada e à qual conseguimos agora responder. Esta instalação é totalmente nova, o que eleva ainda mais a importância deste investimento e o impacto na qualidade de vida dos moradores”.

Está considerada na empreitada a construção de seis núcleos necessários para instalação de 10 novos elevadores e todas as intervenções necessárias para cumprimento da legislação de segurança, segurança contra incêndios, acessibilidades, iluminação, eletricidade e ventilação. Serão ainda construídas duas rampas para assegurar o acesso necessário em dois dos lotes.


Gebalis

Esta empreitada faz parte de um conjunto de 58 que compõem o Plano de Reabilitação acordado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Gebalis e que teve início em 2023. Até ao final de 2024 estarão concluídas as primeiras obras de reabilitação dos bairros 2 de Maio, Açucenas, Alfinetes, Boavista, Bom Pastor, Condado, Flamenga, João Nascimento Costa, Padre Cruz, Rego e Telheiras Sul.

Considerado o maior investimento realizado na habitação municipal desde o Programa Especial de Realojamento (PER), o Programa Morar Melhor inclui intervenções de fundo em 478 edifícios, impactando 8614 frações, e reabilitação direta de 1545 fogos habitacionais.