CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Arte urbana em Setúbal traz humanização à «nova» Praça do Brasil

22 de março de 2024

A Câmara de Setúbal, de maioria CDU, lançou uma grande obra de requalificação da zona adjacente à entrada da estação do caminho-de-ferro e intermodal da cidade. A empreitada ainda não foi dada por concluída, mas começa a ganhar forma.

A escultura de um menino a brincar com um comboio numa linha infinita começou anteontem a ser instalada na Rotunda da Praça do Brasil, no âmbito da obra de reabilitação, que irá retirar o estacionamento caótica que antigamente desfeiava o bonito largo, deslocando-o de forma ordenada para uma pracete contígua com, inclusive, o aumento do número de lugares de estacionamento naquela zona, que passa dos actuais 58 para 112 lugares.




A escultura

Com três metros e meio de altura e um pouco menos de uma tonelada de peso, a escultura de Ricardo Romero, que deverá estar completamente instalada nos próximos dias, é fabricada em fibra e resina, sobre uma estrutura em aço, e pretende demonstrar o universo de possibilidades que as pessoas têm ao longo da vida e as escolhas que com elas vão fazendo.

"Esta peça parte de um convite feito pelo município para apresentar uma proposta aqui para a Praça do Brasil. Pegando nesse conceito inicial do Brasil, trabalhei um poema de Cecília Meireles, que é uma poetisa brasileira, onde fala de uma criança que tem de tomar decisões", afirma o artista Ricardo Romero, alentejano de nascimento mas que vive actualmente em Leiria.

Ricardo Romero, adepto assumido das soluções "um bocadinho mais monocromáticas", tanto na pintura como na escultura, fez uma obra totalmente branca, que contrasta com o verde da relva, notando, no entanto, a "simbologia" de o branco representar "todas as cores" nele misturadas. "Eu não tenho nenhuma cor ali, mas para mim está lá a luz, é isso que interessa".

A escolha dos "materiais contemporâneos, como a fibra e as resinas, prende-se sobretudo com a plasticidade" que estes oferecem, semelhante à do gesso para as esculturas de interior, e que com a sua invenção passou a ser possível "trazer para rua".

A obra de requalificação da zona da Praça do Brasil começou pela Praceta Quinta do Tavares, que vai passar a ser uma área essencialmente de estacionamento e abriu ao público esta quinta-feira, iniciando-se simultaneamente os trabalhos na Praça do Brasil.


Praceta Quinta do Tavares: 112 lugares de estacionamento ordenado


Praça do Brasil

A Praça do Brasil passa ter três grandes áreas verdes, um parque infantil e uma zona pedonal, um espaço de atravessamento pedonal, de estar e de convívio para ser utilizado tanto pelos moradores, como por quem a utiliza a pé nas ligações com as estações ferroviária e rodoviária.

Deixa de ter a actual zona de estacionamento, que foi a sua principal função nas últimas décadas, sendo os veículos transferidos para uma praceta que confina com este espaço nobre da cidade.