CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

"Em Casa - Projectos para Habitação Contemporânea" - Exposição no CCB

8 de abril de 2021

Uma exposição que explora as várias possibilidades de habitação contemporânea, através de projectos de vários arquitectos, desde abrigos de escala reduzida até grandes habitações colectivas, é inaugurada no dia 16 no espaço Garagem Sul, do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

"Em Casa - Projetos para Habitação Contemporânea" é o tema desta exposição, construída a partir da colecção do museu MAXXI, Museu Nacional das Artes do Século XXI, em Roma, constituindo-se como um percurso pelas diversas possibilidades de casa, que revela experiências híbridas e complexas que são testemunho de novos modos de relação entre o indivíduo e a comunidade.

“A exposição é interminável, parte do conjunto de Roma, dos diálogos de projectos [de arquitectos italianos, do arquivo de arquitectura do MAXXI]. A uma selecção de exemplos juntaram outros do mundo fora, contemporâneos e históricos. A cada um deles, juntámos exemplos portugueses. É uma desmultiplicação que permite visitas cruzadas, como um puzzle”, explicou André Tavares, um dos curadores, durante uma visita guiada à imprensa.

Esta mostra procura responder a questões como “em que casas habitamos?” ou “Como é que os arquitectos de hoje desenham as nossas moradas e como é que as noções de habitação se transformaram no tempo da última geração?”.

As respostas são dadas através de núcleos, compostos por projectos dialogantes de diferentes arquitectos, apresentados em fotografias, plantas, maquetes, desenhos e, em alguns casos, filmes.

A exposição “Em casa. Projetos para habitação contemporânea”, que traduz a forma como os arquitectos lidaram e continuam a lidar com os modos de vida em comunidade, tem também curadoria de Sérgio Catumba, Margherita Guccione e Pipo Ciorra, e vai estar patente até 05 de Setembro.

Lusa/DI