CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

Dia Mundial da Arquitectura defende melhores políticas de urbanismo

29 de setembro de 2020

O presidente da União Internacional dos Arquitectos (UIA), Thomas Vonier, defende que os países devem melhorar as políticas de urbanismo de forma a proporcionar espaços de serviços, abrigo e lazer para enfrentar a pandemia da Covid-19.

Esta ideia está no centro de uma mensagem criada a propósito do Dia Mundial da Arquitectura, que se celebra no dia 5 de Outubro, e cujo lema é, este ano, "Para um melhor futuro urbano".

"Da mesma forma como está a reformular costumes sociais e espaços em todo o mundo, a pandemia global revela como as crises afetam as populações mais pobres e mais vulneráveis desproporcionadamente", escreve o presidente da UIA na missiva, colocada na página da entidade.

A UIA alerta ainda que "em demasiadas cidades no mundo, os habitantes não conseguem seguir práticas seguras, simplesmente porque não têm ar e água limpos, e até espaço".

"As políticas urbanísticas devem assegurar serviços adequados, abrigo e áreas recreativas para todos os cidadãos. O planeamento urbano, o design e a arquitetura são cruciais para um melhor futuro urbano e qualidade de vida para todos", salienta.

Lançado pela UIA em 1985, o Dia Mundial da Arquitetura é celebrado na primeira segunda-feira de Outubro, em todo o mundo, e nessa data, todas as secções membro da UIA propõem iniciativas e eventos que deem visibilidade à arquitectura junto do público em geral.

A UIA representa 3,2 milhões de arquitectos em todo o mundo.