CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Design
Prata Riverside Village recebe exposição "Brilha Rio" 04 Prata Living Village -  Armazem ©Adriano Fagundes.jpg 02 Prata Living Village - Rabit2_©LetreiroGaleria.jpg 06 Prata Living Village -Vamar_©LetreiroGaleria.jpg 05 Prata Living Village - Ritz1©LetreiroGaleria.jpg 03 Prata Living Village - RITZ©MariaCorrea.jpg 08 Prata Living Village - SapatariaPresidente©LetreiroGaleria.jpg 07 Prata Living Village - SapatariaPresidente©LetreiroGaleria.jpg Prata Riverside Village recebe exposição "Brilha Rio"

Prata Riverside Village recebe exposição "Brilha Rio"

25 de novembro de 2021

A partir de 4 de Dezembro, o parque de estacionamento do Prata Riverside Village, em Marvila, espaço adjacente ao Mercado P'LA ARTE, vai estar iluminado por letreiros comerciais do século XX, com a exposição Brilha Rio, composta por cerca de 70 peças da colecção do Projecto Letreiro Galeria.

 

Uma mostra da memória gráfica da cidade de Lisboa

Inspirado no nome de um dos letreiros deste projecto, a exposição Brilha Rio é uma parte da história da cidade, contada através de nomes comerciais que, durante décadas, decoraram as fachadas urbanas e acompanharam a vida de muitos transeuntes. São tabuletas de vidro ou de plástico, néons, portas corta-vento, caixas de luz e letras em metal, que foram retirados das fachadas após o encerramento do estabelecimento ou quando tomam a decisão de substituir o letreiro antigo por impressões digitais, ou letras com sistema de LED. A grande maioria destes objectos teriam sido destruídos, se não tivessem sido resgatados por este projecto.

 

Stands, cabeleireiros, hotelaria… há de tudo!

O percurso da exposição Brilha Rio foi organizado por áreas comerciais: cabeleireiros, sapatarias, vestuário, restauração, automóveis, oculistas e hotelaria, das zonas de Lisboa, Porto, Almada, Carcavelos, Moscavide, Silves e Vila Franca de Xira.

Estão expostos nomes ou sobrenomes, como Eleonora, Joaquim, Telma, Nogueira, Costa, Pereira, Sequeira, ou junção de nomes como Vamar ou Jelu. Juntos no mesmo espaço, estão letreiros icónicos como o da "Casa Frazão", na Rua Augusta, Sapataria "Cerimónia", na Rua Alexandre Herculano, a "Pastelaria Suíça", na Praça do Rossio, vestígios da casa Pereira, na Rua Garrett, o Hotel "Ritz" na Rua Rodrigo da Fonseca, o "Alfaiate Joaquim Barbosa" na Av. Infante Santo, entre muitos outros letreiros, que fazem parte de uma memória colectiva – visual e emocional.

Recentemente, salvaguardado e preservado na colecção, o Letreiro Galeria encontrou uma das "pérolas de Lisboa", da autoria de Fernando Bento, ilustrador e autor de banda desenhada, o painel de desenhos publicitários dos combustíveis BP que, durante 60 anos, esteve numa garagem da Rodrigues Sampaio.

Segundo Rita Múrias e Paulo Barata, fundadores do Projecto Letreiro Galeria, "Brilha Rio é o resultado de uma proposta feita pela parceria entre a Plataforma P'la Arte e o Prata Riverside Village, que nos vai proporcionar mais uma oportunidade em partilharmos a colecção de letreiros, que temos vindo a salvaguardar desde 2014. Desde o início do projecto, temos vindo a lutar pela preservação deste património e para arranjar um espaço permanente para fazer um museu ou armazém expositivo. Esperamos que esta exposição consiga transmitir, mais uma vez, a importância que este projecto tem para a cidade de Lisboa".

 

Prata Riverside Village, um novo bairro que vai ganhando alma…

"Estamos muito satisfeitos por uma vez mais ceder as instalações do Prata Riverside Village para dar palco a importantes projectos de expressão artística, como é o caso da exposição 'Brilha Rio' que permite a todos que a visitarem uma viagem no espaço e no tempo da história e urbanismo da cidade de Lisboa", afirma Luís Gamboa, COO da VIC Properties, promotora responsável pelo Prata Riverside Village, o mecenas desta exposição. "Após o protocolo firmado no ano passado com a Plataforma P'la Arte, a criação em Maio de 2021 do Mercado P'la Arte e a realização em Outubro do Festival Iminente nos terrenos da Matinha, esta parceria vem reforçar ainda mais o compromisso da VIC Properties e do Prata Riverside Village em apoiar e promover as diferentes expressões de arte e cultura", sublinha.

Patente até dia 5 de Março de 2022 e de entrada livre, a exposição Brilha Rio poderá ser visita de 6ª feira a domingo, entre as 15h00 e as 20h00.

PUB
PUB
TURISMO
Paredes de Coura: Casa do Outeiro vai ser uma Pousada Rural
26 de novembro de 2021
ARRENDAMENTO
Arrendamentos em Lisboa com número recorde no 1.º semestre – informa o novo portal LXhabidata
29 de novembro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Confiança dos consumidores recua na zona euro em Novembro
22 de novembro de 2021
PUB