CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

 

 

 

 

 

Lisboa: Gonçalo Ribeiro Telles já mora em Alvalade pela arte de Styler

4 de dezembro de 2020

A figura do arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, que morreu há três semanas, foi homenageada na freguesia de Alvalade, em Lisboa, através de um mural pintado pelo artista urbano Styler.

A Junta de Freguesia de Alvalade, de quem partiu a iniciativa e que há uns anos homenageara também da mesma forma o arquitecto Nuno Teotónio POereira, refere que a obra, que foi concluída na quinta-feira, fica localizada nos logradouros da zona poente da Avenida Estados Unidos da América.

“Ribeiro Telles era um artista, um ecologista, um homem de causas e inteligência única, considerado por muitos um homem à frente do seu tempo. O desafio de Styler era grande, mas o artista mostrou-se à altura”, elogia a nota da freguesia lisboeta.

O artista executou o trabalho em sete dias e nela utilizou cerca de 90 cores, pintadas a spray e tintas de rolo.

O local escolhido tinha sido recentemente requalificado no âmbito da empreitada do corredor verde da Avenida dos Estados Unidos da América.

Nascido em Lisboa, em 25 de Maio de 1922, Gonçalo Pereira Ribeiro Telles licenciou-se em Engenharia Agrónoma, e formou-se em Arquitectura Paisagista, no Instituto Superior de Agronomia, onde iniciou a vida profissional como assistente e discípulo de Francisco Caldeira Cabral.

Gonçalo Ribeiro Telles foi um dos principais responsáveis pelo desenho das áreas verdes de Lisboa, de Monsanto às zonas ribeirinhas, oriental e ocidental, do Vale de Alcântara, ao Jardim Amália, no Parque Eduardo VII, sem esquecer o mais antigo Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, que fez em parceria com Viana Barreto, pelo qual recebeu o Prémio Valmor, em 1975, nem projetos noutras zonas do país, como o Vale das Abadias, na Figueira da Foz.

O Corredor Verde de Monsanto e a integração da zona ribeirinha oriental e ocidental na Estrutura Verde Principal de Lisboa, bem como os projectos da Radial de Benfica, do Vale de Chelas, e do Parque Periférico também são da sua autoria.

 

O artista, conhece-o?

Styler a.k.a. João Cavalheiro nasceu em França nos anos 90. Iniciou a pintura mural em meados de 2004. Com o graffiti adquiriu a sua experiência / técnica e hoje expressa maioritariamente a sua arte em spray sobre murais. Ao longo da sua já longa carreira, começou muito jovem, alguns dos seus trabalhos foram premiados.

Para melhor conhecer a sua arte, que ele, com tanto génio, vai deixando gravada na(s) cidade(s), consulte as suas páginas. E fique atente à Street Art de que Lisboa e outras cidades portuguesas se podem orgulhar.

Um agradecimento ao artista pela publicação das fotografias.

Faceboook: https://www.facebook.com/JoaoCavalheiroStyler/

Facebook: https://m.facebook.com/JoaoCavalheiroStyler/?locale2=pt_PT

Instagram: https://www.instagram.com/stylerone90/?hl=pt