CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

Atelier SABRAB é um dos vencedores do German Design Award 2022

16 de novembro de 2021

A Clínica Santa Madalena Cascais, do Atelier SABRAB, é um dos projetos vencedores do German Design Award 2022.

O German Design Awards é o premio internacional do Conselho Alemão de Design e está entre os prémios de design mais reconhecidos em todo o mundo. Houve mais de 5.500 inscrições de 60 países diferentes em 2021. Consequentemente, o júri internacional com representantes de negócios, ciência e design, fez a sua selecção.

Durante os primeiros dez anos de existência do German Design Awards, houve aproximadamente 25.000 inscrições recebidas de 87 países.

“Foi com um grande entusiamo e sentido de honra que recebi a noticia que fomos um dos vencedores deste prémio que já tínhamos vencido em 2018 com o escritório da Sabrab. É um reconhecimento de todo o trabalho da equipa, do Pedro Unas e  Maria Vidal, dedicação que colocaram neste projeto, do qual muito nos orgulhamos, e especialmente por ser esta clínica, pois é um cliente especial, na pessoa do Dr. Fernando Montellano e sua equipa, que confia em nós, e nos permitiu concretizar este design  agora reconhecido!” comenta Miguel Barbas, CEO da SABRAB.

O projecto nomeado, a Clínica Santa Madalena Cascais desenvolve-se num edifício com três pisos com cerca de 1250m2 de área de construção e ainda estacionamento em cave.

O enquadramento para a serra de Sintra foi um dos pressupostos na distribuição do layout permitindo que as áreas de espera se tornassem também em espaços de contemplação visual.

O layout dos espaços interiores da Clínica partiu do máximo aproveitamento de luz natural para as áreas de trabalho reduzindo assim a pegada ambiental no edifício.

A clínica apresenta um conjunto de especialidades dentárias, separadas por alas específicas, num total de dezoito gabinetes, incluído uma sala de recobro com um enquadramento particular para a serra de Sintra em área reservada do espaço no piso 1 do edifício.

A ala direita do piso 0 foi reservada para a sala de espera infantil com acesso a jardim exterior, área de Odontopediatria e urgências com um total de seis gabinetes, dos quais quatro apresentam as fachadas interiores em vidro permitindo que a luz natural possa dotar áreas interiores do espaço com a mesma qualidade espacial de outras que se apresentam em contacto directo com o exterior.

No piso 1 mais duas alas, estando a ala esquerda afecta a especialidades cirúrgicas de maior complexidade com cinco gabinetes e ala direita com mais sete gabinetes.

Na ligação das duas alas, centralmente no espaço e com vista para a serra de Sintra, a sala de espera principal da Clínica e ainda instalações sanitárias.

A Clínica para além dos dezoito gabinetes está ainda dotada de laboratório de próteses de apoio à actividade e ainda sala de formação ocupando esta todo o piso 2 do edifício, disfrutando também de uma vista ampla para a serra.

No que diz respeito à materialidade do espaço, o conceito passou pela colocação de painéis de vidro em áreas especificas do espaço, nomeadamente áreas de atendimento e área de Odontopediatria que permitem a passagem de luz natural para a quase totalidade da área destas alas da Clínica.

'Pretendeu-se um equilíbrio visual no que diz respeito aos materiais e cores, razão pala qual o branco e o cinzento marcam todo espaço. Optou-se pela existência de apenas duas soluções de pavimentos, nas áreas clínicas vinil cinzento que carateriza a imagem da Clínica nos últimos a anos e um pavimento branco com marmoreado em tons de cinzento nas restantes áreas', refere a equipa.

Nos tectos para além das áreas brancas que preenchem o espaço, surgem outras com betão aparente pintado de cinzento nos três corredores clínicos e nas salas de espera.

Nos corredores toda a iluminação é efectuada com linhas LED verticais nas paredes que confere a estes corredores uma escala distinta do resto da clínica e as salas de espera pontuadas nos tectos de betão com iluminação suspensa.