CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

Belas Clube de Campo: Moradia de sonho com influência Hindu

26 de agosto de 2021

O condomínio Belas Clube de Campo, promovido pelo grupo André Jordan às portas de Lisboa,  conta com um projecto diferenciador para o segmento prime, com influência na cultura hindu.

O projecto, da responsabilidade do atelier português Traçado Regulador, conta com uma área de construção total de 752m2 dividida por 3 pisos, que englobam: cinco suites, sala de jogos, garrafeira, escritório e sala de cinema.

Para além destas divisões, a moradia conta com uma sala de oração hindu “suspensa” sobre um lago, conferindo-lhe a associação natural de purificação do elemento água. Colocada sobre um único pilar, em maior evidência, no projeto da Traçado Regulador, foi ajustada para cumprir a orientação dos pontos cardeais, que não coincidia com a orientação da casa, ditada pelo lote. A rotação foi assim aproveitada, do ponto de vista estético, para destacar este volume do conjunto construído, tornando-a o ex libris da casa.

A piscina “suspensa” é outro dos elementos em destaque no terreno, projectando-se sobre o jardim com vista sobre o campo de golfe. O novo projecto conta ainda com duas cozinhas, a principal de orientação vegetariana. Neste projeto colaboram um total de 18 técnicos, sendo 8 arquitectos e 10 engenheiros.

João de Sousa Rodolfo, arquitecto e CEO da Traçado Regulador, fala-nos do original projecto:  “O principal desafio deste projecto foi o programa funcional, muito vasto para a área de construção disponível, as exigências particulares desse programa, e a morfologia do terreno em face das limitações regulamentares. No entanto, a articulação espacial do conjunto possibilitou cumprir e superar expectativas e, ainda, criar um projecto com caraterísticas únicas e diferenciadoras.” comenta