CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

Arquitectura de 'ponta' na fábrica Duvalli em Santa Maria da Feira

7 de janeiro de 2022

O atelier 3.14 arquitectura elaborou o projecto para a Unidade Industrial Duvalli, em Santa Maria da Feira e que propôs um grande paralelepípedo de base retangular ao qual se adicionam outros volumes de dimensões bem inferiores.

Uma obra que se destaca em toda a paisagem. O ponto de partida para a elaboração do projeto foi um lote industrial, junto da rotunda que estrutura a zona industrial de Espargo, com a rua do Barracão, tornando-se assim um gaveto
importante para a leitura da zona.

O grande paralelepípedo de base retangular ao qual se adicionam outros volumes de dimensões bem inferiores. Este grande corpo alberga toda a zona de produção, armazenagem e expedição. Enquanto nos outros, mais pequenos, sustentam as áreas de apoio à produção e funcionários. Por sua vez o volume administrativo organizado por dois pisos,
localiza-se no vértice Nascente/Sul da Unidade, ficando encastrado no volume da Unidade, garantindo a articulação entre o seu posicionamento no volume geral e o modo como este verbaliza com a rotunda.

O edifício administrativo, pese embora esteja articulado interiormente com as naves de produção e armazenagem do volume grande, tem uma organização interna própria, estruturada em torno de um vão interno, em volta do qual se estabelecem as circulações gerais, públicas e de serviço. Acede-se a um átrio que contacta com o espaço exterior a Nascente, e deste átrio podemos alcançar de imediato o vão central, a partir do qual se gere o acesso vertical quer ao piso inferior, quer ao superior.

Entendemos a materialidade dos elementos como forma de os posicionar e marcar, conforme a sua função, na estrutura pensada. Devido à necessidade de controle de temperatura e humidade, a grande nave nasceu em painel sandwich, mais sóbrio, neutro e que age como pano de fundo ao corpo administrativo. Sendo forrado a zinco com o sistema Adeka da VMZinc, evidencia a sua presença pela textura e cor.

No sentido de criar uma imagem moderna e sólida, surge o elemento de chegada, de apresentação... A escada, situada no coração do sector administrativo, assume-se como escultura, o elemento charneira em torno do qual temos acesso a todo o "universo da empresa".

Ficha Técnica:

Nome do Projecto: Unidade Industrial Duvalli
Atelier de Arquitectura: 3.14 arquitectura
Website:www.tres14.eu
Localização: Santa Maria da Feirra
Ano de conclusão da obra: 2021
Área total construída (m2): 7.600
Fotógrafo: Ivo Tavares Studio
Website:www.ivotavares.net