CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Arquitectura Contemporânea e Património Urbano: Padrões recentes de actuação na cidade de Lisboa

17 de março de 2023

O título traduz o tema que o arquitecto Flávio Lopes irá abordar no auditório da Academia do atelier de Saraiva+Associados, no edifício-sede da S+A, em Lisboa, no próximo dia 29 de Março, pelas 18 horas.

“Reconhecer o valor cultural da cidade de Lisboa e a procura de uma arquitectura coerente com a organização espacial existente, com respeito pela morfologia tradicional, sem deixar de exprimir as tendências arquitectónicas do nosso tempo” são alguns dos temas que o orador convidado irá abordar, com exemplos de projectos realizados na última década dirigidos ao património urbano de Lisboa e sistematização dos padrões de actuação.

Flávio Lopes é arquitecto, doutorado pela Universidade da Beira Interior. Dirigiu vários serviços públicos com responsabilidade na área da salvaguarda do património arquitectónico. É autor de várias publicações, donde se destacam: “Lisboa: Arquitetura contemporânea e cidade antiga” (Caleidoscópio, 2020); “Património cultural: Critérios e normas internacionais de proteção” (Caleidoscópio, 2014); “Zonas de proteção ao património arquitetónico: Para que servem?” (Caleidoscópio, 2013); “Património arquitetónico e arqueológico:

Noção e normas de proteção” (Caleidoscópio, 2012).

O colóquio destina-se preferencialmente a arquitectos urbanistas e alunos de arquitectura. Mais informação AQUI