
Karl_Lagerfeld - Foto de Christopher William Adach em Wikipedia
Antiga casa do estilista Karl Lagerfeld nos arredores de Paris vendida em leilão por 4,68 milhões de euros
A antiga propriedade de Karl Lagerfeld (1933-2019) em Louveciennes, nos arredores de Paris, foi arrematada esta terça-feira por 4.685.000 euros, apenas 50 mil euros acima do valor base de licitação - a informação foi veiculada pelo Figaro Immobilier com base em informações da Chambre de Notaires de Paris. O imóvel, que pertenceu ao lendário estilista alemão falecido em 2019, foi vendido em leilão notarial conduzido pela Câmara dos Notários de Paris, naquele que foi o primeiro leilão após dois anos de renovação da sala de vendas da instituição.
Com cerca de 600 metros quadrados, a residência inclui dez divisões principais, piscina exterior, campo de ténis renovado, casa de piscina com cozinha, sala, quarto e casa de banho, sauna e até uma área fechada destinada ao célebre gato de Lagerfeld, Choupette. Apesar das suas características exclusivas e do ambiente bucólico em 2 hectares de parque arborizado, a propriedade não despertou o mesmo entusiasmo de mercado que o emblemático apartamento do estilista em Paris, situado no Quai Voltaire, vendido em Março de 2024 por 10 milhões de euros — quase o dobro da sua estimativa inicial (5,3 milhões de euros).
A venda da casa de Louveciennes, situada a cerca de 20 km de Paris, entre Versailles e Saint-Germain-en-Laye, poderá ainda não ser definitiva. Nos termos legais que regem os leilões notariais, há um período de dez dias durante o qual é possível apresentar uma oferta superior junto do cartório, abrindo a possibilidade a uma eventual nova licitação.
Segundo Jérôme Cauro, notário responsável pela venda, a propriedade funcionava para Lagerfeld como um refúgio privado e local de recepção, mais do que como residência permanente. “Ele inspirava-se aqui. Não vivia nesta casa, mas vinha com frequência. Era um espaço para receber”, afirmou o notário, destacando o carácter reservado da moradia, praticamente escondida da vista pública.
O perfil do comprador não foi revelado, sabendo-se, porém, que a propriedade despertou o interesse de famílias francesas à procura de um espaço nobre para eventos e receções.
Karl Lagerfeld, ícone absoluto da moda internacional e director criativo da Chanel e da Fendi, deixou para trás não só um vasto legado estético e criativo, como também um conjunto de bens e imóveis que continuam a gerar interesse muito além do universo da alta-costura.
Fotos: cortesia Chambre des Notaires de Paris