CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

Antas Atrium

Antas Atrium no caminho da sustentabilidade sendo um Edifício Near Zero Energy Building (NZEB)

27 de dezembro de 2022

O Antas Atrium, localizado no Porto, é um Edifício Near Zero Energy Building (NZEB), com uma previsão de gasto energético de cerca de 50% do edifício de referência, com todos os espaços comuns equipados com LED e sensores de movimento. Foram adotadas e respeitadas todas as medidas regulamentares, bem como medidas de minimização de impactos definidas na Declaração de Impacte Ambiental (DIA), com o objectivo de conseguir a melhor classificação energética.

Antas Atrium

O projecto é promovido pela Albatross-Quantico, que escolheu painéis solares de desempenho superior ao definido como mínimo e elevou a classificação energética. Os painéis solares para apoio ao sistema de Águas Quentes Sanitárias (AQS) garantem a componente de produção renovável requerida e, conforme a quantidade de sol, poderá levar a uma poupança no gasto de gás até 60%.

Também a luminária, não descurando a harmonia da linha arquitectónica, foi pensada e desenhada tendo em conta a legislação e as características energéticas de poupança, sempre com consciência ambiental.

Antas Atrium


O sistema de rega de todos os espaços verdes da envolvente será dotado de sensor de pluviosidade, acionando a rega apenas em caso de necessidade, elevando a poupança de água - solução de elevada eficiência hídrica.

A colocação no mercado de 75% dos 176 apartamentos que compõem a primeira das seis fases do Antas Atrium, que se localiza na Invicta, iniciou a sua comercialização em Abril 2021, e representa um compromisso com a poupança energética, a diminuição da pegada de carbono e uma linha de horizonte que contemple a sustentabilidade ecológica da construção em ambiente metropolitano. A construção iniciada em Setembro 2021, tem a entrega da primeira fase já marcada para o último trimestre de 2023, com a obra a correr dentro do programado, estando já a ser instalados os revestimentos da fachada.

Antas Atrium


O Empreendimento assume-se pela sua inovação, modernidade e posicionamento diferenciado. A qualidade do projeto e a seleção criteriosa dos materiais da construção e acabamentos garantem a excelência mesmo a nível de sustentabilidade e respeito pela ecologia. As diversas fases a serem desenvolvidas resultarão num empreendimento único no contexto nacional, criando-se um condomínio fechado e privado com um extenso centro verde e de lazer, com cerca de 15 500 m2 (1,4 vezes um campo de futebol), onde se poderão encontrar desde espaços infantis, áreas de lazer, hortas comunitárias, espaços para exercício ao ar livre, entre outros.

Antas Atrium

O primeiro edifício a ser colocado no mercado conta com 176 apartamentos e quatro áreas comerciais, distribuídos em tipologias de T0 a T4, repleto de varandas e terraços privados, com estacionamento para todas as unidades, bem como arrecadação e pré-instalação de pontos de carga para carros elétricos. Cada fase é composta pelas suas próprias amenities interiores como piscina, ginásio, área infantil, área de lavandaria e parque de bicicletas e uma área verde própria (2 300 m2) com parque infantil exterior, horta comunitária e zonas de relaxamento e bem-estar. Nesta fase, serão ainda colocadas no mercado quatro áreas comerciais, num total de cerca de 1 000 m2 de área bruta de construção.