
Edificio Ageas
Ageas Pensões e Fundo de Pensões do Grupo EDP com classificações de excelência nos UN PRI
A Ageas Pensões, que lidera no mercado de Fundos de Pensões Abertos através dos Fundos de Pensões Abertos Horizonte, com um total de 918,3 milhões de euros, acaba de reforçar a sua classificação nos Princípios de Investimento Responsável (UN PRI) das Nações Unidas, alcançando a classificação global de 5 Estrelas na avaliação de 2024.
Os UN PRI são um conjunto de seis princípios estabelecidos por investidores e para investidores, cujo objetivo é promover um sistema financeiro mais sustentável através da integração de fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) nas decisões de investimento. A Ageas Pensões foi a primeira entidade portuguesa com distribuição de produtos financeiros a aderir aos UN PRI em 2018.
Este desempenho supera a avaliação média do universo de signatários dos PRI, que se situa em aproximadamente 65 pontos, enquanto a Ageas Pensões registou 90,125 pontos. Dos oito temas analisados, cinco alcançaram 5 Estrelas:
- Política de Governação e Estratégia;
- Gestão Ativa de Ações;
- Gestão Passiva de Ações;
- Gestão Ativa de Obrigações de Taxa Fixa;
- Gestão Passiva de Obrigações de Taxa Fixa.
Os restantes três temas - Gestão Direta de Taxa Fixa (Alocação Estratégica), Gestão Direta de Taxa Fixa de Empresas e Implementação de Medidas de Confiança - receberam 4 Estrelas, aproximando-se da classificação máxima. Esta avaliação reflete o compromisso da Ageas Pensões em incorporar critérios de sustentabilidade na gestão de investimentos e em cumprir com as exigências regulatórias.
Adicionalmente, o Fundo de Pensões do Grupo EDP, entidade que gere o plano de pensões de benefício definido dos trabalhadores da EDP, gerida pela Ageas Pensões, e que se tornou signatário dos UN PRI em janeiro de 2025, submeteu-se à sua primeira avaliação no mesmo ano, obtendo 4 Estrelas em todos os temas analisados e com resultados acima da média do universo de signatários. O Fundo de Pensões do Grupo EDP é o primeiro fundo de pensões fechado em Portugal a assinar os UN PRI na categoria de “Asset Owner”. Em sinal de compromisso com os objectivos de transição energética, o Fundo de Pensões do Grupo EDP tornou-se também signatário da UN NZAOA (Net Zero Asset Owners Alliance).













