CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Web Summit arranca hoje e faz disparar preços do Alojamento Local em Lisboa

4 de novembro de 2019

O Web Summit 2019 arranca hoje na FIL e as receitas com o Alojamento Local (AL) em Lisboa poderão atingir os 10,1 milhões de euros, mais 57% (3,6 milhões de euros) do que a uma semana média esperada para Novembro deste ano.

Os dados constam do índice elaborado pela GuestReady sobre o impacto que a Web Summit possui nas receitas de Alojamento Local em Lisboa, tendo como base os valores de receita obtidos para o período do Web Summit 2018, o Universo de unidades de AL activos disponíveis para arrendar em Lisboa (unidades de Alojamento Local activas em Lisboa com anúncios na Airbnb e Homeaway) e os valores praticados este ano (cálculos baseados no RevPar (Revenue per available rental) de 2018 para a semana do Web Summit (de 2/11/2018 a 08/11/2018), comparado com o RevPar de uma semana média de Novembro 2018 e pelo número de alojamentos activos em 2019).

Algumas zonas de Lisboa registam subidas potencialmente significativas nos preços durante o período de 1 a 7 de Novembro. No topo da subida dos preços diários encontram-se os AL na zona do Parque das Nações, perto do local da Web Summit, que sobem em média 46,1% face aos valores de uma semana média em Novembro.

Também as zonas do Bairro Alto (14,5%), Mouraria (12,7%) e Campo de Ourique (13,2%) integram a lista com o maior aumento potencial nos preços médios por dia em unidades de Alojamento Local. Dentro dessas zonas, o Índice da GuestReady destaca as áreas do Socorro e de Santo Condestável como as que registam a maior subida dos preços médios diários para a semana da Web Summit, respectivamente 18,7% (82 euros) e 17% (72 euros).

“A realização da Web Summit é uma excelente oportunidade para mostrar a importância que o Alojamento Local pode ter para uma cidade, já que permite lidar com picos de visitantes sem criar grandes desequilíbrios de mercado na oferta de locais para pernoitar” afirma Vanessa Vizinha, directora-geral da GuestReady para o mercado português.

A mesma responsável destaca que “é também mais uma forma de os proprietários rentabilizarem os seus alojamentos, uma vez que permite distribuir de forma mais equilibrada a procura de alojamento para outras zonas da cidade, criando um aumento das receitas a mais proprietários”.

Já na edição de 2018 a Web Summit foi responsável por um aumento significativo dos preços diários do Alojamento Local em Lisboa. Dados recolhidos e analisados pela GuestReady mostram que proprietários de AL’s no Parque das Nações, onde será realizado o evento, ganharam mais cerca de 400 euros nessa semana - uma diferença de 109% em relação à média semanal de Novembro.