CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

Viver Lisboa na rua com mais 400 esplanadas e 70 quilómetros de ciclovias

8 de julho de 2020

Com a pandemia do Covid-19 as necessidades alteraram-se e em Lisboa já surgiram mais 400 esplanadas, mais ruas pedonais e as ciclovias vão chegar aos 70 quilómetros até ao final do ano.

A Câmara Municipal de Lisboa, revela em comunicado que a capital portuguesa, como a maioria das grandes cidades europeias, está a adaptar-se à nova normalidade, com uma série de intervenções que garantem maior distância física nas ruas e passeios. A autarquia refere que o programa “A Rua é Sua” promove a segurança da saúde pública, a mobilidade activa e promove o comércio local com mais áreas para esplanadas para garantir maior segurança aos clientes e trabalhadores.

O programa, que se encontra em execução, já está alargar passeios, áreas de espera junto a superfícies comerciais com maior movimento, a criar ruas exclusivamente pedonais (como as ruas dos Bacalhoeiros e Nova da Trindade, ou a Cláudio Nunes em Benfica) e o alargamento do espaço das esplanadas, incluindo a ocupação de lugares de estacionamento.

"Nas últimas semanas as juntas de freguesia autorizaram o alargamento de mais 400 esplanadas em zonas que não colocam em causa o necessário distanciamento físico dos peões, incluindo 57 que ocuparam lugares de estacionamento", explica a autarquia liderada por Fernando Medina.

A Câmara de Lisboa, esclarece ainda que estas medidas estão a ser aplicadas um pouco por toda a cidade e são complementares ao alargamento da rede ciclável, que prevê mais 70 quilómetros de ciclovias até ao final do ano. "Com os transportes públicos limitados na sua lotação durante a pandemia - e para evitar que milhares de pessoas que deixaram de utilizar os transportes tragam mais carros para o centro da cidade, tornando insuportável a vida e os níveis de poluição – os modos activos de mobilidade constituem uma opção segura e viável para garantir maior distanciamento nos transportes e aliviar a pressão automóvel na cidade", escreve a autarquia.