Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
 Valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário caiu no início do ano

 

Valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário caiu no início do ano

18 de fevereiro de 2022

Em Janeiro, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu 11.003,9 milhões de euros, menos 97,6 milhões (0,88%) do que em Dezembro.

De acordo com a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o montante investido nos fundos de investimento imobiliário diminuiu 0,2% para 8.322,0 milhões de euros. Nos FEII, o valor decresceu 0,40% para 2.352,6 milhões de euros e nos FUNGEPI caiu 18,2% para 329,2 milhões de euros.

No período em análise, os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em activos imobiliários, tendo 47,7% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do sector dos serviços. Também os investimentos realizados pelos FUNGEPI se destinaram, sobretudo, ao sector dos serviços (36,6%).

A Square AM (11,5%), a Interfundos (11,0%), e a Caixa Gestão de Ativos (8,4%) detinham as quotas de mercado mais elevadas.

Em Janeiro foram constituídas a sociedade de investimento imobiliário "Place2live - Empreendimentos Imobiliários, SICAFI." gerida pela Insula Capital.

No primeiro mês do ano, houve a transferência de gestão de três fundos: do fundo de investimento imobiliário "Invesfundo - Fundo de investimento imobiliário fechado", da Gesfimo para a Imorendimento; e dos fundos especiais de investimento imobiliário "Olissipo - Fundo especial de investimento imobiliário fechado", da Fundbox para a LYNX Asset Managers, e do "Iberian Forest Fund – Fundo especial de investimento imobiliário florestal fechado", da Floresta Atlântica para a ECS.