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Valor médio por transacção nos Centros Comerciais aumentou 9,2%

27 de maio de 2021

Estudo desenvolvido pela REDUNIQ Insight para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) revela que, no primeiro mês de abertura da maioria das lojas nos Centros Comerciais, o valor médio por transacção aumentou 9,2% face a 2019. Em compras com cartão.

O estudo revelou que no primeiro mês de desconfinamento dos Centros Comerciais houve uma menor afluência aos Centros Comerciais do que em 2019, mas que, em média, cada cliente gastou mais cerca de 12,5%, o que justifica o aumento da faturação face a 2019.

Categorias como as Papelarias, Perfumarias, Restauração e Eletrodomésticos & Tecnologias tiveram um crescimento de faturação acima dos 20% na semana de 26 de Abril a 2 de Maio, face à mesma semana de 2019. Já na semana de 10 a 16 de Maio, verificou-se um forte crescimento da faturação da restauração, acima dos 40% face à registada em 2019.

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais questiona as restrições ainda existentes, nomeadamente o encerramento obrigatório da restauração nos Centros Comerciais às 19h dos fins-de-semana, sem possibilidade de realizar sequer serviço de take-away, contrariamente aos restaurantes localizados na rua, e relembra que desde o início da pandemia nunca foi detetado nenhum surto com origem nos Centros Comerciais, fruto das medidas e controlos implementados desde sempre e cumpridos rigorosamente por esta indústria.

O estudo indica ainda que os Centros Comerciais acompanharam a performance geral do país na primeira de desconfinamento, mas nas semanas seguintes obtiveram uma melhor performance comparativa.

Restrições ainda existentes, nomeadamente ao nível dos horários e do número de pessoas por m2, dificultam a recuperação plena do sector.