CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Um útil guia sobre seguros

4 de março de 2022

O Doutor Finanças, especialista em finanças pessoais e familiares, acaba de lançar um Guia de Seguros, que pretende ser uma fonte de informação para todos os que estão interessados em contratar e/ou rever um seguro.

“É fundamental estarmos informados antecipadamente sobre como funcionam os seguros. Desta forma, tomámos a iniciativa de desenvolver um roteiro, onde são destacadas as características que melhor definem os principais seguros do ramo vida e não vida, facultativos ou obrigatórios”, salienta Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças.

Antes de contratar um seguro é muito importante estarmos informados sobre como funcionam. Desta forma, o Doutor Finanças, lançou um guia de seguros, com as principais dicas do que precisamos de saber para nos protegermos.

 

Em primeiro lugar, devemos estar informados sobre os principais termos presentes nos vários seguros como: capital seguro, franquia, prémio, apólice, período de carência, exclusões, coberturas duplicadas e atualização do capital em dívida.

Por outro lado, num contrato, devem estar explícitas informações como: as percentagens comparticipadas pela seguradora em cada sinistro, o capital disponível para cada cobertura por ano, o valor da franquia inicial de cada cobertura, e a modalidade escolhida (por exemplo, no caso do seguro de saúde, deve estar explícito se o pagamento é por sistema de reembolso ou não, bem como os prazos para pagar e reembolsar).

O capital seguro equivale ao valor máximo que a seguradora paga em caso de sinistro, aquele que fica acordado entre nós e a seguradora na apólice. Já a franquia corresponde ao valor que fica a cargo do segurado.

 

Valor do prémio

O prémio corresponde ao valor que vamos pagar pelo seguro. Este valor pode ser calculado com base em vários factores, dependendo do seguro, como a idade, género, hábitos de vida e historial clínico. Este prémio pode ser pago anualmente, mensalmente, trimestral ou semestralmente.

No seguro de saúde e no seguro animal, devemos ter especial atenção ao período de carência (espaço de tempo onde não podemos accionar coberturas), que existe entre o momento em que contratamos o seguro e o momento em que o podemos começar a utilizar.

Já a apólice do seguro reúne o conjunto dos documentos que acompanham o contrato entre a seguradora e o segurado, incluindo assim as condições gerais, especiais e particulares, bem como as actas adicionais ao contrato. Ainda na apólice, devemos ter em atenção às exclusões e coberturas duplicadas. Se estamos a fazer um seguro de forma facultativa e precisamos de certas coberturas incluídas, devemos certificar-nos de que não estão excluídas do contrato que vamos assinar. Devemos estar atentos às coberturas duplicadas face a outros seguros que já tenhamos contratado.

Relativamente ao seguro de vida, devemos ter em conta que podemos optar ou não por uma actualização do capital em dívida. Isto é, ao fazer um crédito habitação e ao escolher a actualização de capitais automática, o valor do seguro acompanha o valor em dívida. O que significa que, em caso de sinistro, o banco fica com o valor correspondente à dívida no momento e a mesma fica saldada. Contudo, também podemos optar por não actualizar o capital em dívida e escolher pagar um prémio superior ao que temos em dívida, garantindo um valor extra para a nossa família, em caso de sinistro.

 

Seguros online

No que diz respeito à forma de contratação de seguros online, existem vantagens e desvantagens. Se tivermos os cuidados necessários, contratar um seguro online pode ter vantagens como preços mais baixos e/ou a possibilidade de comparar apólices e coberturas mais facilmente.

Estes podem efectivamente, ser mais vantajosos, no entanto devemos ter alguns cuidados, uma vez que podemos ser alvo de esquemas fraudulentos, informações imprecisas, ausência de recibos de pagamento, entre outros.