CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Valongo entre as cidades vencedoras dos Prémios da Capital Verde Europeia

10 de setembro de 2021

A cidade de Tallinn recebeu o Prémio Capital Verde Europeia 2023, enquanto o título de Folha Verde da Europa 2022 foi atribuído conjuntamente à cidade portuguesa de Valongo e à cidade holandesa de Winterswijk.

Tallin receberá um prémio financeiro de 600.000 euros para ajudar a cidade vencedora a dar o pontapé de saída aos projectos e eventos para o seu ano 2023, Capital Verde Europeia.

As vencedoras da "Folha Verde da Europa 2022" receberão um prémio financeiro de 200.000 euros cada. Todas as cidades vencedoras até à data são reconhecidas pelos seus esforços para alcançar elevados padrões ambientais. "Os vencedores da Capital Verde Europeia são importantes catalisadores e embaixadores para levar outras cidades a tomar medidas", refere a Comissão Euripeia.

 O Prémio Capital Verde da Europa foi lançado pela Comissão Europeia para incentivar as cidades a se tornarem mais verdes e mais limpas e, assim, melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. Com 75% da população da União Europeia a viver em cidades e com a expectativa de que a população urbana cresça ainda mais, as cidades desempenham um papel de liderança na transformação social, ambiental e ecinómica iniciada pelo Acordo Verde Europeu, liderando pelo exemplo e inspirando e motivando outros para participar.